Vitória de Paulo Souto para presidência estadual do DEM fortalece posição política do deputado federal Fernando de Fabinho

Deputado federal Fernando de Fabinho (DEM-BA)Deputado federal Fernando de Fabinho (DEM-BA)

O grupo político que defende o nome de Paulo Souto para a presidência dos Democratas saiu fortalecido no embate político com o grupo liderado pelo senador Antônio Carlos Magalhães (ACM). Os deputados federais pelo partido Democratas da Bahia (DEM), José Carlos Aleluia, Fábio Souto e Fernando de Fabinho, acreditam que o nome de Souto representa a renovação política na direção do partido.

“Há 22 anos o partido PFL (Partido da Frente Liberal), mantinha o mesmo presidente. No momento em que o partido troca de nome, passa a se chamar Democratas, também substitui o seu presidente. Tenho certeza que o ex-governador Paulo Souto vai democraticamente administrar o partido de forma que ele possa crescer e se desenvolver dentro do estado”, afirma Fabinho.

Reflexos em Feira de Santana

Pré-candidato a prefeito, Tarcízio Pimenta (Deputado Estadual/DEM/BA), defendia um nome ligado ao senador ACM, para a presidência do partido. A derrota do grupo liderado pelo senador, fez com que o nome de Tarcízio perdesse densidade política no processo de sucessão municipal. Com a vitória de Souto, o nome de Fabinho sai fortalecido dentro dos DEM. Nos bastidores políticos seu nome já está sendo cogitado como candidato a prefeito de Feira de Santana, sucedendo o atual prefeito, José Ronaldo de Carvalho (DEM/BA). Fabinho foi 3º deputado federal mais votado no PFL/Democratas, a sua virtual vitória no pleito municipal, abriria espaço político para o retorno de Ronaldo à Câmara Federal.

Oposição aposta no nome de Neto

O jogo da sucessão feirense adquire contornos mais nítidos, na medida em que os partidos definem suas estratégias. Dentro do PT (Partido dos Trabalhadores), o deputado estadual José Neto, têm sido o principal interlocutor do governo do estado em Feira de Santana. Fato que o posiciona com candidato do partido à sucessão municipal. Para Neto, a melhoria nas áreas de saúde, segurança e educação em Feira de Santana, serão seus principais argumentos pela busca da vitória municipal. O deputado é um dos melhores quadros do PT baiano, formado na UFBA (Universidade Federal da Bahia), em direito, Neto, ocupa na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).