Embrapa conclui treinamento

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Termina nesta sexta-feira, 1º de junho de 2007, o treinamento em propagação rápida e micropropagação da mandioca realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA) para técnicos do Paraná. O curso teve como objetivo orientá-los na implementação de unidades coletivas de multiplicação de sementes de variedades de milho e de manivas-sementes de mandioca por meio da propagação rápida.

O sistema de propagação rápida é simples, barato e pode ser utilizado em qualquer propriedade. De uma planta madura, pode-se cortar 150 manivas com duas gemas, sendo que cada uma produzirá em média oito brotos na câmara de propagação. Com o sistema tradicional, obtém-se geralmente 10 manivas a partir de uma planta madura/ano.

Já a micropropagação ou propagação vegetatita in vitro viabiliza a produção de um elevado elevado número de mudas com excelentes condições sanitárias, permitindo o estabelecimento de plantios em larga escala, bastante uniformes e com rendimentos superiores aos obtidos em cultivos convencionais.

Três dos cinco dias do treinamento foram destinados à propagação rápida da mandioca. As aulas foram ministradas pelos pesquisadores Jaeveson Silva e José Raimundo Ferreira Filho na Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), onde a Embrapa mantém o Campo Demonstrativo de Tecnologias para o Cultivo da Mandioca (CDTCM), considerado o maior espaço com tecnologias geradas para mandioca em todo o Brasil, com um total de 10 hectares. Em Cruz das Almas, as aulas sobre micropropagação da mandioca tiveram como instrutor o pesquisador Antônio da Silva Souza, doutor em Biotecnologia.

O treinamento é resultado de uma articulação entre Unidade, Chefia da Assessoria de Relações Nacionais da Embrapa, Assessoria da Presidência da Embrapa para Agricultura Familiar, Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Cooperativa Central de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária (Sisclaf/PR) e as Prefeituras Municipais de Realeza e Ampére.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]