Deputado José Neto comparece a assembléia dos professores estaduais da Bahia; Encontro ocorreu em Feira de Santana

Professores da rede estadual da Bahia entram em greve.Em Feira de Santana, professores da rede estadual da Bahia debatem greve.
Professores da rede estadual da Bahia entram em greve.

Em Feira de Santana, professores da rede estadual da Bahia debatem greve.

Na tarde do dia 28 de maio de 2016, cerca de 300 professores, da rede estadual de ensino, lotaram a sede da Euterpe Feirense, em Feira de Santana, onde foi realizada uma assembléia do professorado. Na pauta, estava à discussão sobre o andamento da greve da categoria que dura mais de 15 dias.

O deputado estadual José Neto (PT/BA), compareceu a reunião onde ouviu atentamente a Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB), reafirmando que estará sempre aberto para ouvir e discutir as reivindicações com o comando de greve.

“Entendo a importância da greve, mas também compreendo a importância de se chegar a um acordo. Nunca na Bahia um governo chamou todas as categorias para a mesa de negociações. Isso já é um avanço”, concluiu o deputado, que antes de deixar o espaço ainda desabafou. “Nós temos uma longa caminhada, quero firmar um compromisso com vocês, esse é o primeiro processo e estamos negociando na tentativa de resolver o problema”.

Desde janeiro, o Governo do Estado e servidores estão discutindo sobre o reajuste salarial. O acordo estabelece entre 4,5 % e 17,28 % para o funcionalismo público estadual. O reajuste médio ficou em 12,31%, o maior do país, assim distribuídos: 56,51% das categorias atingidas receberam acima de 15%; 8,66% receberam em média acima de 11%; 2,37% receberam acima de 6%, e 32,46% receberam 4,5%.

Com essa proposta, o Governo acabou com o absurdo de os servidores públicos estaduais receberem abaixo do salário mínimo, como vinha acontecendo. A proposta aprovada pela Mesa levou em conta a difícil situação financeira herdada pelo atual governo, com mais de R$ 600 milhões de restos a pagar e frustração de arrecadação no primeiro trimestre, acima do esperado. Dentre as 12 categorias que já foram discutidas apenas uma não assinou o acordo.

Quantitativo por Faixa de Reajuste Salarial para 2007

Total, Faixas, % Quantitativos Ativos e Inativos % Categorias Atingidas – Totalidades

17,28 104.625 47,25 Magistério do Ensino Fundamental e Médio nível 1. Auxiliar de enfermagem, Agentes serviço de saúde, Auxiliar administrativo, Quadro Especial Nível Apoio das Universidades, Auxiliares administrativos na atividade de Motorista, Saldado da PM.

15 a 17 20.496 9,26 Magistério do Ensino Fundamental e Médio nível 2. Técnicos em Assuntos Culturais, Técnico em Restauração, Cabos da PM, Técnicos Administrativos, Assistente de Serviços Sociais, Técnicos em Registro de Comércio, Técnicos em Radiodifusão, Técnico Universitários, Técnicos em infraestrutura de Transporte.

De 11 a 15 19.166 8,66 Agentes de Polícia, Escrivães de Polícia e Peritos Técnicos das classes 1, 2 e 3, Sargentos e Subtenentes, Aspirantes a Oficial, Agentes Penitenciários, Técnicos em Enfermagens, Técnicos em Radiologia, Técnico em Patologia Clínica.

De 6 a 11 5.256 2,37 Agentes de Polícia, Escrivães de Polícia e Peritos das classes 4 e 5.

4,5 71.885 32,46 Magistério Superior, Carreiras de Graduação Superior da Saúde, Carreiras de fiscalização e Regulação, Magistério do Ensino Fundamental e Médio nível 3 e 4, Grupo Fisco, oficialato da Pm, Carreira da Gestão Pública, Perito de Nível Superior da Polícia Civil, Nível Superior do Grupo Técnico Administrativo e Técnico Específico, Delegados de Polícia, Grupo obras Públicas, Procurador Jurídico, Nível Superior de Artes e Cultura e Grupo de Comunicação Social.

TOTAL 221.428.100

Elaboração: SAEB/SRH/DPL

Fonte: OLAP, abril de 2007

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]