Curso sobre micropropagação de plantas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

De 16 a 20 de julho, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o 4º Curso de Micropropagação de Plantas, direcionado a pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação.

A micropropagação (ou propagação vegetativa in vitro) viabiliza a clonagem de várias espécies, ou seja, permite a formação de indivíduos geneticamente idênticos a partir de células, órgãos ou pequenos fragmentos de uma planta matriz. “Ela viabiliza a produção de um elevado número de mudas com excelentes condições sanitárias, permitindo o estabelecimento de plantios em larga escala, bastante uniformes e com rendimentos superiores aos obtidos em cultivos convencionais”, explica a pesquisadora Tatiana Junghans, coordenadora do curso juntamente com Antônio Souza, Janay dos Santos-Serejo e Fernanda Souza.

O treinamento visa ampliar os conhecimentos teóricos dos participantes nos procedimentos básicos da micropropagação de plantas. Serão abordadas, em especial, as plantas ornamentais, como orquídeas, antúrios, bromélias e helicônias, além de banana, mandioca e abacaxi.

Inscrição

Meio nutritivo, microenxertia, indexação de plantas, experimentação em cultura de tecidos, morfogênese in vitro e redução de custos na micropropagação são alguns dos assuntos a serem tratados. Os alunos também vão aprender a organizar e implementar um laboratório de cultura de tecidos e como aclimatizar plantas cultivadas in vitro.

Os instrutores são pesquisadores e técnicos da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e convidados da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Superintendência Federal de Agricultura do Estado da Bahia.

Até 31 de junho, a inscrição custa 250 reais (para profissional) e 200 reais (para estudante). A partir de 1° de julho, os valores mudam para 270 e 220 reais, respectivamente. Estão incluídos no valor da inscrição o livro “Introdução à micropropagação de plantas”, material didático, roteiros das aulas práticas, lanches e visita técnica a um horto de flores tropicais.

Mais informações: e-mail [email protected], endereço .

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]