Sarkozy é eleito novo presidente com 53% dos votos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O candidato conservador Nicolas Sarkozy, da União por um Movimento Popular (UMP), é o novo presidente da França, após ser eleito com 53% dos votos. O resultado oficial foi divulgado 19h no horário local (15h em Brasília) pela rede de televisão francesa TV5. Já os votos para a candidata socialista Ségolène Royal contabilizavam 47%.

Aos 52 anos, Sarkozy sucederá o atual presidente Jacques Chirac, de 74 anos. A vitória de Sarkozy marca o fim na França de uma relevante geração de políticos (de Valéry Giscard d’Estaing, passando por François Mitterrand e Jacques Chirac).

A disputa de Sarkozy com Ségolène Royal foi acirrada. Neste segundo turno, a participação dos eleitores franceses na votação bateu recorde desde 1965. Cerca de 44,5 milhões de eleitores foram convocados para ir às urnas. Aproximadamente 75,11% deles votaram, segundo informou a TV5 às 17h (horário de Paris). O resultado é maior do que o registrado em 2002, quando 67,60% dos franceses votaram, segundo informou o Ministério do Interior da França.

Minutos antes do anúncio oficial que revelou Sarkozy como ganhador das eleições, partidários do candidato cantavam vitória, reunidos num teatro de Paris. No primeiro turno ocorrido em 22 de abril, Sarkozy esteve à frente das eleições, com 31,2% dos votos, frente aos 25,9% de Royal. (Marcel Salim – Investnews)

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]