Projeto de Lei regulamenta o Direito de Resposta

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os deputados federais, Ibsen Pinheiro (PMDB/RS) e Colbert Martins (PMDB/BA) estão preparando em caráter de urgência uma lei federal para regulamentar o processo de direito de resposta. A iniciativa tem por objetivo evitar que comunicadores inescrupulosos utilizem-se de veículos de imprensa para destruir a reputação alheia. O projeto de lei não limita a ação da imprensa, mas impõe maiores responsabilidades a esta, na medida em que estipula ritos judiciais mais curtos e indenizações financeiras.

Lamentavelmente a imprensa nacional está repleta de falsos jornalistas. Por não contar com um Conselho Federal de Jornalismo, a classe não tem como punir os falsos jornalistas e os profissionais legalmente habilitados que incorram em crimes éticos. Esperamos que neste processo também seja criado o Conselho Federal de Jornalismo, uma luta de toda a categoria. O que possibilitará uma construção mais ética da comunicação social do país.

Para recordar

O próprio Ibsen Pinheiro foi vítima de acusações levianas e infundadas. Recentemente o apresentador e cronista Arnaldo Jabor atacou de forma desrespeitosa o Congresso Nacional. É bom lembrarmos que o código de ética jornalístico não permite que ataques levianos e infundados sejam dirigidos às pessoas e que as partes envolvidas em denúncia devam ser ouvidas antes da publicação de denúncias.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]