Para ONU, Bolívia é exemplo de como fazer mudanças sociais

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O relator especial sobre o direito à alimentação da ONU, Jean Ziegler, disse nesta sexta-feira (04/05/2007), durante visita a La Paz, que a Bolívia é atualmente um exemplo de país onde as transformações sociais favorecem a todos, sem qualquer tipo de distinção.

Após uma semana na capital boliviana para constatar os avanços obtidos nessa área, o relator explicou que os programas de saúde e educação implementados pelo governo de Evo Morales – com a cooperação de Cuba – são as mostras mais evidentes das mudanças em andamento.

Ziegler destacou os serviços médicos gratuitos, o programa Desnutrição Zero e a campanha nacional para alfabetizar 1,2 milhão de pessoas como bons exemplos a serem seguidos. ”Essas medidas se correspondem com os Objetivos do Milênio encampados pela ONU, a respeito dos quais outros governos estão ainda muito longe”, disse.

Nacionalização
O representantes da ONU também deu sua opinião a respeito de outras iniciativas colocadas em prática pelo governo boliviano. A nacionalização dos hidrocarbonetos, por exemplo, foi definida como ”uma decisão exemplar” por Ziegler.

O relator disse também que se sentiu impressionado pela liderança exercida por Evo Morales junto à população do país. ”O presidente representa um símbolo do triunfo dos direitos humanos negados a gerações inteiras de povos deste país”, disse.

Ziegler afirmou que a colaboração do governo cubano será mencionada em seu relatório. Os trabalhos realizados ao longo desta semana em La Paz serão apresentados à Comissão de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

Fonte: Agência Prensa Latina

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]