Mulheres reagem à vinda do papa ao Brasil

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Foi impressionante a grande mobilização social orquestrada pela grande mídia e pelo Estado de São Paulo na ocasião da visita do papa ao Brasil. Este fato político pautou a mídia conservadora durante semanas, além de ter criado polêmica na sociedade, especialmente a questão do aborto.

Como reposta a esta e outras ofensivas ideológicas contra a autonomia da mulher, a Secretaria Estadual Mulheres do PSOL/SP se articularam tendo como finalidade defender uma das mais importantes bandeiras históricas: a legalização do aborto.

No Brasil estimá-se que aproximadamente dois milhões de abortos são provocados por ano, sendo que grande parte deles termina em danos graves à saúde, sem ou com seqüelas como infertilidade (25% dos casos) e até mesmo morte (em 9% dos casos).

O debate não se resume a um problema de saúde pública. Se a maternidade é um direito e não um dever. Obrigar uma mulher a levar adiante uma gravidez indesejada constitui em ato de violência. A maternidade tem grande impacto na vida de uma mulher. O movimento defende sua total autonomia para decidir sobre sua própria vida.

Não é possível que decisões com este grau de importância possam ficar restrita a visão retrógada de uma entidade religiosa que vive com os olhos voltados para a Idade Média, considerada como a idade das trevas.

Nós convivemos em um Estado laico, as mulheres ocupam posições subalternas na hierarquia da igreja Católica. Os membros masculinos da ordem não mantêm nenhum relacionamento mais próximo com as mesmas. Diante desta realidade, como querem estes senhores arbitrar sobre um assunto que lhes é estranho, no mínimo podemos considerar esta atitude como um ato de cabotinismo, para não ter que dizer outra coisa.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]