Feira de Santana: Micareta ainda é uma festa popular? | Por Sérgio Jones

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Pelo que podemos constatar é que, cada vez mais, as denominadas festas “populares” se distanciam do seu público alvo, o povo. Podemos citar como exemplo os carnavais realizados em todo o país e, mais recentemente, a micareta de Feira de Santana.

Os investimentos feitos na estruturação de um evento deste porte é geralmente elevado. O resultado desta ação perversa acaba privilegiando uma minoria em detrimentos da maioria. A micareta, que no início, era realmente uma festa popular, com o passar do tempo esta realidade foi se tornando excludente.

A evidência da exclusão social se faz presente na implantação de camarotes requintados, nos corredores da folia e a criação de blocos que se transformaram em verdadeiras máquinas de fazer dinheiro. Os abadás, patrocinados por empresas, o que torna os investimentos dos empresários, deste tipo de entretenimento, bastante reduzidos. Mesmo diante destes fatos os abadás continuam a serem vendidos a preços extorsivos, o que permitem que poucos possam desfrutar da folia com certo conforto, e um mínimo de segurança.

Enquanto o povo, verdadeiros responsável pelo espetáculo, é maltratado e desprezado pelos que se consideram os donos da festa. Neste imbróglio disputam os setores privados, ávidos pelo lucro, e o setor público, este com interesses nem sempre confessáveis. O resultado desta bizarra equação tem contribuído, de forma acelerada, para a descaracterização de uma das mais importantes manifestações populares do calendário festivo do município.

*Sérgio Antonio Costa Jones é jornalista (email: [email protected]).