Impunidade incentiva a violência no país

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A impunidade associada à ausência do Estado tem sido um forte incentivo ao crescimento das mais variadas formas de violência praticadas no Brasil. Além destes aspectos, podemos citar outros fatores que contribuem como incentivo a estes tipos de comportamentos que vão de encontro às normas de respeito e à noção de cidadania.

Estudos recentes apontam como um dos graves problemas que alimenta a violência na nossa sociedade é a sua admissão que é aceita passivamente tanto a violência dos agentes do Estado contra as pessoas mais pobres quanto à falta de compromisso dos indivíduos com as regras de convívio. Permanecem impunes: a tortura praticada pela polícia, infrações de trânsito, a incompetência administrativa, o desrespeito aos direitos dos consumidores, entre outras inúmeras mazelas de cunho social.

O nosso modelo econômico é plutocrático, conseqüentemente contribui diretamente para agravar, ainda mais, a decomposição do frágil tecido social que reveste a nossa sociedade. O nível de violência, atingido em nossa meio social, conta com agravantes como a indiferença, o beneplácito e a falta de vontade política das autoridades constituídas.

A sociedade brasileira não pode mais conviver com a impunidade que graça em todos os rincões do Brasil. Nem tampouco esperar que investimentos sejam feitos objetivando uma melhoria na educação, investimentos estes que demandará décadas. É óbvio que investimentos e esforços neste setor, além de outros como a saúde devem ser feitos. Mas enquanto isso, paralelamente o crime tem que ser combatido em todos os seus aspectos e variantes.

A omissão do Estado já causou o surgimento de “Estados Paralelos” em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e em outros grandes centros urbanos. A impunidade aqui praticada e aceita no país, está nos conduzindo pelo mesmo caminho. A ausência da promoção da justiça faz com que a nossa sociedade caminhe a passos lagos em direção da barbárie social. A todo instante, assistimos nos noticiários de rádio e Tvs a atuação de justiceiros e até mesmo atos de linchamentos praticados pelo cidadão.

Não podemos permitir o surgimento de uma aplicação de um modelo de “Justiça Paralela”. Precisamos dar um basta a impunidade, não podemos viver com um mínimo de civilidade em uma país em que a justiça é cega, mas a injustiça enxerga longe. Vamos deixar de ser hipócrita e combater o crime de forma enérgica, sem meias palavras. Sem deixar de lutar por uma sociedade mais justa e mais digna para todos. Caso contrário a nossa tão propalada Democracia, em breve estará migrando para a anarquia generalizada.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]