Como pode uma região rica e populosa, o Estado da Bahia, não ter uma universidade à sua altura? | Por Fernando de Fabinho

Luiz Fernando de Fabinho Araújo Lima (Fernando de Fabinho): O Governo tem inaugurado um sem-número de universidades, e uma delas, sem sombra de dúvida, tem de ser em Feira de Santana.

Luiz Fernando de Fabinho Araújo Lima (Fernando de Fabinho): O Governo tem inaugurado um sem-número de universidades, e uma delas, sem sombra de dúvida, tem de ser em Feira de Santana.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, após 4 anos de muita luta e dedicação às causas e aos interesses da Bahia, retorno à Câmara dos Deputados para exercer meu segundo mandato.

O povo baiano, em especial a população de Feira de Santana e dos Municípios que formam aquela microrregião, honrou-me com 161.750 votos, tornando-me dessa forma o 3º Deputado Federal mais votado do meu partido e o 7º de todo o Estado da Bahia.

Feira de Santana é o 2º maior Município da Bahia, com cerca de 550 mil habitantes. Sua microrregião é composta por 24 Municípios e comporta uma população de quase 1 milhão de habitantes. Além disso, Feira é o mais importante centro comercial e industrial do interior da Bahia, e possui também um grande rebanho bovino. Enfim, o Município de Feira de Santana é considerado um dos 5 com maior volume de negócios do Brasil.

Outro segmento que vou continuar a apoiar é o setor do sisal, responsável por empregar milhares de pessoas e angariar divisas para a Bahia. Em 2005 a exportação do setor atingiu US$ 63 milhões. O sisal é essencial para o desenvolvimento do Estado, tanto quanto o cacau, a petroquímica, a indústria automobilística, a soja, o feijão, o coco e a informática, dentre outros segmentos econômicos.

Por tudo isso, Sr. Presidente, sinto-me orgulhoso, ao tempo em que, com humildade, agradeço à população da Bahia, em especial ao povo de Feira de Santana, que sozinho me concedeu 51.572 votos, razão pela qual não medirei esforços para bem representá-lo no Congresso Nacional.

Continuarei a dar ênfase aos assuntos pertinentes à minha atuação parlamentar. Como 3º Vice-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, vou dar seguimento aos projetos que favorecem a criação de empregos, bem como permitem que o empreendedor receba apoio, por meio de crédito junto aos bancos públicos e privados, para que seu negócio se desenvolva e conseqüentemente fortaleça a economia dos Municípios.

Outrossim, vou dar também prosseguimento aos trabalhos que visam à defesa do consumidor. Pautei-me no decorrer da Legislatura passada pela viabilização o Código de Defesa do Consumidor, assim como pela divulgação dessa legislação, para que os comerciantes, os industriais, os vendedores, enfim, saibam o que é correto e o que é errado em relação à qualidade dos produtos que vendem e que os consumidores compram.

Outro projeto em que vou me empenhar nesta nova Legislatura é o de implantação da Universidade Federal de Feira de Santana. Nossa região localiza-se no centro-norte da Bahia. Sua população é estimada em 1 milhão de pessoas, repito, e sua economia é forte, mas, por incrível que pareça, não temos uma universidade federal.

Pergunto-lhes, Sr. Presidente, Srs. Deputados: como pode uma região rica e populosa não ter uma universidade à sua altura?

E respondo-lhes: isso é uma questão política, uma questão de boa vontade do Governo Federal, que tem recursos para essa empreitada.

O Governo tem inaugurado um sem-número de universidades, e uma delas, sem sombra de dúvida, tem de ser em Feira de Santana.

Portanto, nesta Legislatura meu empenho vai ser grande para que o povo da Bahia tenha acesso ao ensino público federal de boa qualidade.

Além disso, continuarei a acompanhar os 42 projetos de minha autoria que tramitam na Câmara dos Deputados, bem como as 4 propostas de emenda à Constituição, propostas essas que visam, antes de tudo, beneficiar o povo brasileiro no que concerne à rotina de seu dia-a-dia e à luta por uma vida mais digna e de melhor qualidade.

Humildemente, agradeço ao povo da Bahia por confiar em minha pessoa e me conceder mais um mandato parlamentar.

Muito obrigado.

Câmara dos Deputados, 13 de fevereiro de 2007.

Luiz Fernando de Fabinho Araújo Lima (Fernando de Fabinho), deputado federal (PFL/BA).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]