Feira de Santana, 8 de fevereiro de 2012    Imprimir   Tv JGB   Rádio JGB   Clima  Indique este Site
  Jornal Grande Bahia Google  
 
 
InícioManchetePolítica 1Política 2Feira 1Feira 2CidadesSalvadorEstadualNacionalCongressoEconomiaMídiaÚltimas Notícias
Todas Notícias
Colunistas
Justiça
Mundo
Educação e Entretenimento
Especiais
Blogs
Artigos
Fotografia
JGB - A empresa
JGB - Interatividade
Links
Visitas
Newsletter
Cadastre seu e-mail
e receba novidades

 
Obituários rss  RSS | Todas as publicações de Obituários 
Publicado em 11/8/2010 18:46:08 | Comentários (0) Share
Paraíba | Morre aos 76 anos o jornalista Josélio Gondim, apelidado de Leão do Norte

 O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) lamentou nesta quarta-feira (11) a morte aos 76 anos de idade do jornalista Josélio Gondim, apelidado de "Leão do Norte". Lucena disse que o jornalista foi um idealista e empreendedor, que deixou sua marca na comunicação da Paraíba e do Nordeste através das inúmeras publicações que fundou e comandou.

Lembrando a sua trajetória profissional, o senador disse que, no início dos anos 1950, Josélio Gondim, aos 17 anos de idade, bateu à porta do então senador Assis Chateaubriand para presenteá-lo com um retrato em óleo, que lhe rendeu uma bolsa de estudos no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Mas, o destino reservado a Josélio não estava no mundo da arte e sim no jornalismo.

- Josélio trocou os pincéis pela caneta e passou a trabalhar na imprensa, atuando à época em grandes veículos de comunicação, como o Diário de São Paulo, O Jornal do Rio de Janeiro e outros veículos impressos vinculados aos Diários Associados, como O Norte, na Paraíba - assinalou.

Lucena acrescentou que o jornalista foi um dos pioneiros do jornalismo em revista no Brasil, tendo fundado as revistas Tudo, O Espelho e O Sol. O senador disse que a revista Tudo rendeu a Josélio uma demanda jurídica com a revista americana Time, que alegava "semelhança gráfica e desvio de clientela". O imbróglio acabou com a venda da revista ao amigo Josemar Toscano Dantas.

- Josélio deixou também, por escrito, seus registros para a posteridade. São três livros: Sob o Sol do Nordeste;Eu Nu a Caminho dos Elefantes; e Cadeira de Rodas - Nas Ante-Salas da Morte. São testemunhos políticos mais passagens e visões da sua trajetória profissional e da sua vida pessoal - assinalou.

 
 
Carlos Augusto Carlos Augusto
E-mail
 
Jornal Grande Bahia
 
Voltar ao Topo
 
Comente esta Matéria    
 
 
 
 

0 Caracteres digitados   |   restam 500

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu.
O JGB reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.
 Leia Também
 
Ver todas as publicações de Obituários
 
© 2012. Todos os direitos reservados ao Jornal Grande Bahia
Rua Barão de Cotegipe, 878, 1º Andar, Sala 101, Centro
Feira de Santana, Bahia, Brasil | CEP 44001-550
Fones: (75) 3623.0168 | (75) 3484.0148 com | (75) 9135.2572
  E-mail do Diretor: diretor@jornalgrandebahia.com.br
E-mail do Editor: editor@jornalgrandebahia.com.br
E-mail do Dept. Comercial: comercial@jornalgrandebahia.com.br