UniFTC Feira de Santana recebe selo nacional de Instituição Socialmente Responsável

A conquista foi resultado dos mais de 4 mil atendimentos realizados entre os dias 21 e 28 de setembro, durante a Semana de Responsabilidade Social.

A conquista foi resultado dos mais de 4 mil atendimentos realizados entre os dias 21 e 28 de setembro, durante a Semana de Responsabilidade Social.

O Centro Universitário UniFTC Feira de Santana foi certificado pela Associação Brasileira de Ensino Superior (ABMES) com o Selo Instituição Socialmente Responsável 2019-2020, o que atesta o comprometimento das Instituição com a busca de soluções que reduzam problemas sociais e ambientais. A conquista foi resultado dos mais de 4 mil atendimentos realizados entre os dias 21 e 28 de setembro, durante a Semana de Responsabilidade Social. Todos os colegiados tiveram participação efetiva nas ações fora do campus.

Uma grande ação no bairro Santo Antônio dos Prazeres, dia 21, deu início às ações que chegaram a todos os pontos da cidade, contemplando as mais variadas áreas do conhecimento. Escolas públicas, unidades de saúde e equipamentos de assistência social foram os espaços contemplados pelas ações de responsabilidade social ao longo da semana. Na programação, palestras sobre temas da atualidade, como violência doméstica, prevenção da saúde bucal e do suicídio e projetos de atividade física voltados para a terceira idade, jovens e crianças.

Entre os mais de 50 serviços, que contemplaram pessoas de todas as idades, destaque para atendimento jurídico, orientação sobre saneamento básico e meio ambiente, elaboração de currículo, oficina de temperos naturais e escovação de dente supervisionada, mais teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e vacinação de animais. As ações envolveram 270 alunos e 62 professores, com o apoio de 82 parceiros de várias instituições públicas, entidades não governamentais e empresas.

A certificação foi comemorada pela professora Marcly Amorim Pizzani, diretora da UniFTC Feira de Santana, que destaca a importância da Instituição levar ações e serviços para a comunidade na qual está inserida. Ela lembra que os projetos de extensão são desenvolvidos ao longo do ano, o que assegura um retorno da sociedade. “Entendemos que a formação acadêmica caminha lado a lado com a prática, que se dá por meio do estágio e das ações dentro e fora do campus”, afirma.

Para a professora Celi Mendes Rios, assessora pedagógica da UniFTC e coordenadora da Semana de Responsabilidade Social, o resultado do projeto deve ser avaliado pelos números, mas levando-se em conta também a proposta de integração social. “Sempre levamos as ações a comunidades carentes de serviços essenciais e buscamos manter o vínculo com essas pessoas, por meio de outros projetos da Instituição, dentro e fora do campus”, explica.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]