Salvador: Exposição fotográfica “Baianas: iê acarajé, iê abará” chega ao Teatro Gregório de Mattos

Mostra, inteiramente concebida e realizada por mulheres, reúne 35 imagens, de 15 fotógrafas que se debruçaram sobre essa personagem, realizadas durante eventos religiosos e festas populares de Salvador.

Mostra, inteiramente concebida e realizada por mulheres, reúne 35 imagens, de 15 fotógrafas que se debruçaram sobre essa personagem, realizadas durante eventos religiosos e festas populares de Salvador.

A mostra, inteiramente concebida e realizada por mulheres, reúne 35 imagens, de 15 fotógrafas que se debruçaram sobre essa personagem, realizadas durante eventos religiosos e festas populares de Salvador. A exposição entra em cartaz no Teatro Gregório de Mattos, nos dias 08 de novembro a 01 de dezembro de 2019, com visitação gratuita, de terça a domingo, das 14 horas às 18 horas. A vernissage para convidados será realizada no dia 07 de novembro, às 18 horas.

Com a curadoria e expografia de Júlia Bitencourt, a mostra tem o objetivo de valorizar e preservar a memória das baianas, reconhecidas como patrimônio cultural do Brasil, pelo olhar das fotógrafas: Ana Kruschewsky, Ivana Coutinho, Isolda Macedo, Janaina Saraceno, Jane Olliosi, Lu Brito, Magali Abreu, Márcia Pinheiro, Marina Lordelo, Marta Suzi, Nayara Rangel, Nilvane Machado, Rejane Alice, Sandra Coelho e Vânia Viana.

Às vésperas da data comemorativa de oficialização da profissão, a presença da baiana de acarajé representa um legado histórico da luta feminina que não pode ser esquecido. “As vestimentas brancas, os panos coloridos, os colares de contas, os detalhes e o movimento estão presentes nas imagens de mulheres registradas por mulheres”, conta Júlia Bitencourt.

Para a fotógrafa Vânia Viana, cada baiana é uma página viva do grande livro da nossa história. “Já vemos muitas baianas de acarajé trabalhando sem a vestimenta típica. Se não nos unirmos para refletir e agir sobre este tema, com a passagem do tempo essa personagem pode se perder”, comenta Vânia.

Agenda

O que: “Baianas: iê acarajé, iê abará”

Quando: 7 de novembro de 2019 às 18 horas Vernissage para convidados

Quando: 08 de novembro a 01 de dezembro de 2019 a Visitação das 14 horas às 18 horas.

Onde: Teatro Gregório de Mattos

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]