Operação Appius: Força-tarefa do Caso Lava Jato investiga pagamento de propina para anular operação contra empreiteira

MPF e PF deflagram Operação Appius. Investigação apura possíveis crimes praticados no contexto da anulação da Operação Castelo de Areia, em 2011.

MPF e PF deflagram Operação Appius. Investigação apura possíveis crimes praticados no contexto da anulação da Operação Castelo de Areia, em 2011.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizam operação nesta quinta-feira (07/11/2019) para aprofundar as investigações sobre supostos crimes praticados com o intuito de anular uma ação penal contra empreiteira acusada de cometer diversas irregularidades, informou o MPF.

A chamada Operação Appius teve origem em informações fornecidas pelo ex-ministro Antonio Palocci em acordo de delação premiada no âmbito da operação Lava Jato, e investiga suspeita de pagamento de propina por uma empreiteira a agentes públicos com o objetivo de anular a operação Castelo de Areia, acrescentou o Ministério Público em comunicado.

Deflagrada em março de 2009, a Castelo de Areia teve como principal alvo a empreiteira Camargo Corrêa, que teve diretores presos por suspeita de fraude à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro, dentre outros crimes.

Fatos revelados pela operação, como irregularidades na construção da refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, em Pernambuco, foram posteriormente investigados também pela Lava Jato.

No entanto, a Castelo de Areia foi anulada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2011, após ser suspensa em 2010.

Na ação desta quinta-feira, a PF cumpre quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo e Fortaleza expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Os alvos não foram identificados, uma vez que a investigação está sob segredo de Justiça.

A Camargo Corrêa não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

*Com informações de Pedro Fonseca, da Agência Reuters.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]