UEFS participa de pesquisa sobre derramamento de petróleo em praias da Bahia

Professor Marcos Melo pesquisa derramamento de petróleo que afeta praias da Bahia.

Professor Marcos Melo pesquisa derramamento de petróleo que afeta praias da Bahia.

O professor doutor Marcos Melo, docente do curso de Química do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (DEXA/UEFS) participou de uma coleta de óleo nas praias de Sítio e Poças na cidade baiana de Conde. A ação aconteceu na terça-feira (08/10/2019), fruto de uma parceria do Laboratório de Excelência em Petróleo da Universidade Federal da Bahia (LEPETRO/UFBA) e o Laboratório de Geoquímica e Catálise Ambiental da Uefs, com o objetivo de colher amostras do óleo e compará-las com um banco de dados de todo o mundo, para buscar a origem do material.

As manchas de óleo têm afetado todo o litoral nordestino, na Bahia já atingem as cidades de Conde, Jandaíra, Esplanada e Entre Rios. O material derivado do petróleo representa risco de contaminação para fauna e flora marinha. Durante a coleta, os pesquisadores encontraram uma tartaruga morta na praia, atingida pelo óleo. Os pesquisadores esperam que após encontrarem origem, possam tomar as providências cabíveis para reverter os danos. Segundo o professor Marcos Melo, “a fauna e a flora marinha são muito sensíveis às substâncias do petróleo”.

Na manhã desta quinta-feira a equipe de pesquisadores divulgou que não é possível descartar a possibilidade do material ser combustível de navio. Através dos resultados das análises dos biomarcadores observou-se uma relação do óleo coletado nos litorais sergipano e baiano, com um dos tipos de petróleo que é produzido na Venezuela. Contudo, ainda não se sabe a origem do descarte do material no ambiente marinho.

Pesquisadora da UEFS colhe amostra do derramamento de petróleo que afeta praias da Bahia.

Pesquisadora da UEFS colhe amostra do derramamento de petróleo que afeta praias da Bahia.

Bioma marinho da Bahia foi afetado por derramamento de petróleo.

Bioma marinho da Bahia foi afetado por derramamento de petróleo

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]