TRE Bahia bate recorde em número de respostas à pesquisa virtual de satisfação

Desembargador Jatahy Fonseca Junior, presidente do TRE Bahia.

Desembargador Jatahy Fonseca Junior, presidente do TRE Bahia, dirige com eficiência processo de conclusão do cadastro biométrico de eleitores. Plano de trabalho tem resultados avaliados de forma positiva.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Ouvidoria, bateu o  recorde em número de respostas à pesquisa virtual de satisfação, superando a meta no atendimento ao público em cartórios e postos da Justiça Eleitoral. Neste trimestre, de 1º de julho a 30 de setembro de 2019, o órgão obteve a adesão de 12.517 participantes da pesquisa virtual, número bastante superior ao registrado no trimestre anterior, quando foram obtidas 522 respostas.

Além disso, o TRE-BA contabilizou o percentual de 94% de satisfação do usuário com o serviço prestado. De acordo com a Ouvidoria, este índice demonstra a importância que o Tribunal tem dado ao último ciclo da biometria, com a priorização do atendimento por hora marcada e a implantação do 0800 para agendamento de serviços da Justiça Eleitoral.

Responsável pelo monitoramento da pesquisa, o juiz ouvidor do TRE-BA, Antônio Scarpa, celebrou os resultados. Para ele, a melhoria do serviço é fruto do empenho da presidência do Tribunal que, em parceria com a Ouvidoria, vem encurtando a distância entre a Justiça Eleitoral e o usuário, resultado das ações de inovação e respeito ao cidadão.

Para Scarpa, “pesquisas são importantes para que o Tribunal possa realizar um diagnóstico do serviço que presta, aferindo o grau de satisfação do usuário – que se revelou altíssimo – e corrigindo eventuais falhas. Atender bem o cidadão é nossa obrigação, como tem ressaltado o presidente Jatahy Júnior”, completou.

O número recorde é atribuído à nova metodologia de medição de índice de satisfação, implantada em julho deste ano. Antes, para acessar o questionário de satisfação, a pessoa deveria realizar uma busca no site do TRE-BA ou responder a uma ficha impressa nos postos ou cartórios eleitorais. Agora, apesar das opções anteriores continuarem disponíveis, a pesquisa é enviada por e-mail, um dia após o atendimento, para aqueles eleitores que agendaram serviços eleitorais, seja via internet ou por telefone.

Resultados 

A pesquisa possui cinco questões objetivas e pode ser respondida em menos de dois minutos. As perguntas avaliam a qualidade do atendimento, acessibilidade do local e o grau de satisfação com o serviço prestado. De acordo com os gráficos do resultado da pesquisa, em relação ao grau de satisfação do serviço prestado, 11.907 (72,4%) pessoas responderam ótimo, 22% bom. Sobre a qualidade do atendimento, que avalia tempo, clareza da informação e cortesia do atendente, 11.891 (69%) disseram que foi ótimo, 24% bom.

Os resultados são compilados pela Ouvidoria e encaminhados, a cada três meses, à Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão. Com base nas respostas, são sugeridas melhorias no atendimento presencial do TRE-BA.

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