Texto de Lázaro Ramos será encenado pela primeira vez em Salvador

Cena do espetáculo Boquinha com Ridson Reis.
Cena do espetáculo Boquinha com Ridson Reis.
Cena do espetáculo Boquinha com Ridson Reis.
Cena do espetáculo Boquinha com Ridson Reis.

Com texto de Lázaro Ramos, a peça promove o encontro do pequeno João Vicente, personagem central da trama, com as diversas perspectivas de surgimento do mundo. Numa viagem pelo seu quarto e pelas anotações do seu avô, João se depara com amigos mágicos que o ajudam a fazer o dever de casa e a pensar nas múltiplas possibilidades de respostas para a indagação. A montagem dialoga também com o universo da mágica, do ilusionismo e do audiovisual, criando uma atmosfera fantástica e instigante, além de refletir sobre o respeito às diferentes opiniões, crenças e credos, tudo de maneira leve e divertida. O espetáculo integra a programação especial TCA.Criança e, juntamente com o “Sarauzinho da Calu” e “Erê” – também Bando de Teatro Olodum – inicia o ciclo para a comemoração dos 30 anos do grupo. “Boquinha… e assim surgiu o mundo” fará quatro apresentações na Sala do Coro do TCA, em Salvador às 16 horas, aos sábados e domingos: 2, 3, 9 e 10 de novembro.

“Contando várias versões de como surgiu o mundo, o espetáculo estimula as crianças a pensarem como as coisas são criadas, mas também fundamentalmente, estimula as crianças a cuidarem das coisas, cuidarem do mundo, dos objetos, das pessoas e de si mesmas”, confirma Lázaro Ramos.

Dividindo a tarefa de atuar e dirigir em seu primeiro espetáculo solo, Ridson Reis (integrante do Bando de Teatro Olodum), se arrisca no universo infantil. Ele que estreou na direção, em 2016, com o espetáculo “O contentor”, montagem que lhe rendeu a indicação na categoria “Diretor Revelação”, no Prêmio Braskem de Teatro.

“Eu acredito que as crianças são a chave para a estruturação de um mundo melhor. Pensando nisso que decidi me arriscar a subir num palco sozinho e encarar esses seres que são os maiores sonhadores desse universo. É através dos sonhos que conseguimos nos manter firmes na realidade, acreditando e tendo fé na humanidade. E esse espetáculo é, também, a realização de um sonho que sem uma grande equipe por trás não seria possível. Uma equipe muito profissional e que joga junto”, reflete Ridson.

A criação do conteúdo audiovisual e de animações serão feitos pela Estandarte Produções Òrun Àiyé (A Criação do Mundo“ e “Corações Encouraçados”, Festival Internacional Music Shorts Film Anima Mundi 2019) (ÒrunÀiyé: a Criação do Mundo). O cenário e o figurino ficam a cargo de uma dupla formada por Guilherme Hunder e Luiz Buranga. A iluminação será feita por Luiz Antônio Sena Jr. E Roquildes Junior assina a direção musical e também a co-direção da obra.

Agenda

O que: Espetáculo ‘Boquinha… e assim surgiu o mundo’, com Ridson Reis

Quando: 2, 3, 9 e 10 de novembro, às 16 horas

Onde: Sala do Coro do TCA

Endereço: Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.