Salvador: Estudantes de Cajazeiras estudam a escravidão no Brasil em visita ao Arquivo Público

Estudantes de Cajazeiras estudam a escravidão no Brasil em visita ao Arquivo Público.

Estudantes de Cajazeiras estudam a escravidão no Brasil em visita ao Arquivo Público.

Jovens de diferentes idades, de quatro instituições do Bairro Cajazeiras, em Salvador, fazem visita ao Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) do dia 7 a 10 de outubro de 2019, às 14 horas. A ação faz parte da Pré-Flin e pretende discutir documentos históricos do período da escravidão no Brasil. Na ocasião, os estudantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as revoltas históricas, estratégias de fuga, de resistência, celebrações e costumes das pessoas escravizadas nesse período.

Após o estudo dos arquivos históricos, será exibido o documentário A Última Abolição, que vai contar com a contribuição do historiador Leandro Assis para fazer a interlocução entre a dimensão histórica e o resultado desse processo de exploração e dominação na atualidade, a partir do trabalho e das relações sociais.

Segundo Walter Silva, diretor do CMB, o contato com os espaços de memória se constitui como exercício da nossa cidadania, na medida em que passamos a conhecer a nossa história. “A preservação da nossa história e memória contribui de diferentes maneiras para o desenvolvimento da sociedade, e para a difusão do conhecimento através da transposição didático-pedagógica”, diz.

Para a diretora do APEB, Teresa Matos, o que está em pauta é algo mais: uma prática que conjugue o lado técnico, com o cunho social da instituição. “Nossa intenção é atrair as pessoas de uma forma que compreendam o Arquivo não só como um espaço de preservação e difusão da memória histórica, mas, também, como lugar de produção de conhecimento e de lazer cultural”.

Cada dia será destinado a uma instituição. No dia 7, a visitação será com os alunos do Colégio Estadual Professor Nelson Barros; dia 8, com os estudantes do Centro Cultural Edson Souto; dia 9, com o Colégio Estadual Ana Bernardes e dia 10, com os jovens do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia.

Leia e Passe Adiante

Ao final de cada atividade, a Diretoria de Livro e Leitura (DLL), vai distribuir 20 livros, que incluem obras dos gêneros ensaio, poesia e romance, como forma de incentivar à leitura. Segundo a diretora da Diretoria de Livro e Leitura (DLL), Bárbara Falcón, a ideia do projeto é ter ações que, além de estimularem a leitura, também promovam a circulação de livros através de doações e arrecadações.

Pré-Flin

Até novembro, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em outubro, ocorrem bate-papos e atividades educativas com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de poema-cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na História do Brasil para jovens pré-vestibulandos.

Flin

O Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos é um projeto do Governo do Estado da Bahia, executado através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O Flin conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural (FUNCEB).

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]