Salvador: Espetáculo Joãozinho da Goméia: De filho do tempo a Rei do Candomblé integra a programação da 3ª edição do EPA

Cartaz anuncia espetáculo Joãozinho da Goméia De filho do tempo a Rei do Candomblé.

Cartaz anuncia espetáculo Joãozinho da Goméia De filho do tempo a Rei do Candomblé.

O espetáculo Joãozinho da Goméia: De filho do tempo a Rei do Candomblé, da Cia de teatro carioca, Karma Círculus, integra a programação da 3ª edição do EPA- Encontro Periférico de Artes. A apresentação gratuita será no dia 05 de outubro, às 19h no Teatro Gregório de Mattos.

A montagem com direção de Átila Bezerra conta a história do mais importante babalorixá da história do Brasil. Foi Joãozinho que popularizou o candomblé no Brasil, por meio da dança. Era considerado um homem a frente de seu tempo que não se envergonhava de ser homossexual e pai-de-santo que afrontava os princípios de que homens não podiam “receber” o Orixá em público. A montagem resgata uma história pouco conhecida, mas de extrema importância para a cultura afro-brasileira.

Joãozinho da Goméia

Baiano de Inhambupe, no interior da Bahia, João viu sua vida se transformar quando ainda criança foi à cidade de Salvador em busca da cura para uma doença que o atormentava. Iniciou sua trajetória religiosa em 1931 e levou a dança dos Orixás para os palcos de teatros de Salvador. Em 1946 mudou para o município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde alcançou poder e fama e se tornou o mais importante babalorixá da história do candomblé no Brasil.

Sobre o EPA

O Encontro é dedicado a valorização e a difusão de manifestações dos universos da arte negra e da periferia. Promovido e idealizado pela Companhia de dança ExperimentandoNUS, o encontro reúne diversas linguagens artísticas, como dança, oficinas, deb ates, exposições, performances, literatura, audiovisual. Toda programação é gratuita.

Um dos momentos mais esperado é a Batalha do Pagode, que será realizada no dia 06 de outubro de 2019, no Teatro Gregório de Mattos, às 14 horas. A competição vai reunir os 24 selecionados.

Inscrições para Batalha

As inscrições ainda estão abertas. Para se inscrever é só preencher o formulário com os dados solicitados, no link: https://forms.gle/1bz6gby8BfGdaDL16 . Os candidatos e candidatas têm até o dia 27 de setembro de 2019.

Espetáculos

A programação também conta com apresentações de artistas de outros estados, como Zé Viana Junior (CE), com o CorpoCatimbó; Joãozinho da Gomeia, com a apresentação; “De filho do tempo a Rei do Candomblé”, KarmaCírculus Cia de Teatro (RJ).

Oficinas

Dentro da programação, destaque também para as oficinas de Stencil – Estamparia, Dança Afro, Afroturismo, Literatura Negra, Percussão Corporal, Passinho e Ateliê de Contos. O encontro também vai contar com uma roda de conversa sobre o Mercado de trabalho de Pagode Baiano.

O EPA  tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]