Qualifica Feira vai contemplar 10 mil pessoas com cursos e empregos, diz prefeito Colbert Martins Filho

Prefeito Colbert Martins Filho lançou programa ‘Qualifica Feira’, objetivando impulsionar geração de emprego.

Prefeito Colbert Martins Filho lançou programa ‘Qualifica Feira’, objetivando impulsionar geração de emprego.

O prefeito Colbert Martins Filho lançou, na manhã desta quarta-feira (09/10/2019), o sistema integrado Qualifica Feira, iniciativa que vai impulsionar o desenvolvimento de Feira de Santana através da geração de emprego e qualificação profissional para cerca de 10 mil pessoas neste primeiro momento. A iniciativa vai alavancar a economia, com oferta de mão-de-obra preparada para atrair novos investimentos, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 1,5 milhão.

O sistema integrado foi lançado no auditório do SESI (Serviço Social da Indústria), instituição parceira do Governo Municipal na preparação da mão-de-obra. Terá como público prioritário aqueles que estiverem inseridos no CadÚnico, especialmente as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) neste município.

O Qualifica Feira é um sistema integrado que envolve a promoção de cursos profissionalizantes através de parceria com o Senai, oferta de cursos de capacitação pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), cursos de capacitação para a população, promoção de Jornada Social, voltada para servidores; ações destinadas as associações, oferta de estágio curricular, curso preparatório para ensino superior, Projeto de Incentivo à Graduação, contratação de professores estagiários para curso preparatório, Espaço 4.0 para a juventude, alavancar o Feira Produtiva e também contempla a Guarda Mirim.

Ao lançar o sistema Qualifica Feira, o prefeito Colbert Martins Filho destacou como eixos a inclusão produtiva, a educação permanente, a busca ativa e articulação em rede. E destacou que serão oferecidas 1.400 vagas em cursos de capacitação profissional através de parceria com o SESI, sendo oferecidos 35 cursos profissionalizantes. 400 vagas para alunos do pré-vestibular e seleção de vagas para 34 professores estagiários.

Dentre as peculiaridades do Qualifica Feira, a imparcialidade na oferta de vagas para cursos, também convênios e contratação de mão-de-obra, através de editais públicos e sorteios eletrônicos, assegurando assim as mesmas oportunidades às pessoas interessadas dentro do perfil exigido.

Coordenador do programa, o secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto Gonçalves, destacou a importância da iniciativa. “O Qualifica Feira é um apoio à cidadania para o desenvolvimento social. É um programa das famílias, para fornecer qualidade profissional através da formação qualificada dos usuários e profissionais que atuam no Governo”, ressaltou.

Durante a solenidade também estiveram presentes os secretários de Comunicação Social, Valdomiro Silva; de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior; de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; e do chefe de Gabinete do prefeito, Mário Borges, além do vereador Ron do Povo, representando a Câmara Municipal. Também presentes representantes do SESI e de diversas instituições universitárias parceiras em programas do Governo Municipal.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]