Pesquisador Nilson Weisheimer lança ‘A Situação Juvenil na Agricultura Familiar’; Obra de referência é apresentada durante o 43º Encontro da ANPOCS, em Minas Gerais

Convite de lançamento da obra lança ‘A Situação Juvenil na Agricultura Familiar’, publicação de autoria do pesquisador Nilson Weisheimer

Convite de lançamento da obra lança ‘A Situação Juvenil na Agricultura Familiar’, publicação de autoria do pesquisador Nilson Weisheimer.

Reconhecido dos um dos mais destacados pesquisadores dos campos da Sociologia Rural e da Juventude do Brasil, o professor Dr. Nilson Weisheimer lança obra de referência ‘A Situação Juvenil na Agricultura Familiar’. O evento de apresentação ocorre nesta segunda-feira (21/10/2019), durante o 43º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), sediado na cidade de Caxambu, em Minas Gerais.

“De todos os subalternos da sociedade brasileira, os jovens nos territórios rurais figuram entre um dos mais vulneráveis. Persiste sobre eles certa invisibilidade social, política e acadêmica, que é uma expressão cruel da exclusão social. Sem reconhecimento social eles não figuram como sujeitos de direitos nas políticas públicas”, comenta Nilson Weisheimer sobre a obra, revelando, também, que ela objetiva, a partir de dados científicos dispostos na publicação, colocar o tema em debate nacional.

Contribuição fundamental

Sergio Schneider, professor titular do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao prefaciar o livro explica que:

—  Uma contribuição fundamental da obra aos estudos de Sociologia da Juventude se refere às definições e recortes analíticos que Nilson Weisheimer estabelece.

— Gostaria de destacar que a obra ‘A Situação Juvenil na Agricultura Familiar’ analisa a sucessão e as profissões dos jovens rurais. Nos dias atuais, em que há uma redução considerável do número de estabelecimentos agropecuários no Brasil; assim como uma diminuição continuada da população rural ocupada em atividades agrícolas, torna-se absolutamente central compreender mais amiúde como se dá o processo de construção dos processos de sucessão nas propriedades familiares, assim como a formação das escolhas socioprofissionais dos jovens que vivem no meio rural.

— Na publicação, o leitor encontrará um verdadeiro périplo sobre as diferentes abordagens e o estoque de teorias disponíveis sobre o assunto, não restando dúvidas de que o estado da arte sobre o assunto foi integralmente e judiciosamente revisado, para aqueles que estudam o tema da juventude, especialmente os que ministram aulas na graduação, este livro será de grande ajuda pois sintetiza, de forma magistral, o debate teórico e conceitual abordados nos dois primeiros capítulos.

— Estou convencido de que o livro Nilson Weisheimer dá pistas relevantes sobre o futuro da juventude rural ligada a agricultura familiar, especialmente do Sul do Brasil. — Conclui.

Sobre a publicação

Em ‘A Situação Juvenil na Agricultura Familiar’, Nilson Weisheimer rompe com a invisibilidade dos jovens agricultores familiares e de modo original descreve a situação juvenil abordando as dimensões objetivas e subjetivas, presentes nas condições de autonomia material, nos processos de socialização, nas representações sociais e nos projetos juvenis, revelando, com isso, a singularidade dos jovens que trabalham no campo, quanto as relações entre a situação juvenil e os impasses sucessórios na agricultura familiar.

Na publicação, ele destaca as diferenciações de gênero e geração presentes no processo de trabalho familiar agrícola e na incorporação das disposições necessárias à sua reprodução.

A obra do professor Nilson Weisheimer é decorrente da pesquisa de doutorado, que foi reconhecida, em 2010, com o Prêmio Capes de Teses de Sociologia.

Outro aspecto de destaque é que a publicação passou pelos conselhos Editorial e Científico da CRV, composto por cerca de 50 pesquisadores, que atuam em diversas universidades do país.

Em síntese, trata-se de uma obra de referência para os que se interessam pelas temáticas da juventude e da agricultura familiar contemporânea.

Perfil do autor

Nilson Weisheimer é doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 2009), pós-doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP – 2015), professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRB), líder dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB) e Observatório Social da Juventude (OSJ/UFRB), e vencedor do Prêmio CAPES de Teses em Sociologia 2010.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]