Outubro Rosa: palestra na SEPLAN da Bahia alerta sobre prevenção ao câncer de mama

SEPLAN da Bahia promove palestra do Outubro Rosa.
SEPLAN da Bahia promove palestra do Outubro Rosa.

Emoção, empatia e solidariedade: esses foram os sentimentos que tomaram conta das servidoras da Secretaria de Planejamento (Seplan), nesta terça-feira (15/10/2019), durante a palestra “O autoconhecimento é o caminho para a prevenção”, com a participação de Fabiana Mattos (servidora da Seplan) e da psicóloga e sexóloga Morgana Carregosa. O evento integrou a programação do Outubro Rosa.

Fabiana Mattos contou como foi, para ela, descobrir um câncer de mama logo em estágio inicial e como foi superá-lo. “Em função de ter feito a mamografia regular, descobri o câncer logo no início e isso foi fundamental pra minha vida, e venho mostrar a importância desse cuidado que precisamos ter, de fazer o exame regularmente, pelo fato de pensarmos que isso nunca vai acontecer conosco”, enfatizou Mattos, lembrando ainda que “enfrentar um câncer não é uma sentença de morte”.

Para Morgana, o bate papo serviu para alertar que o autoconhecimento é uma forma efetiva de prevenção. “É sobre seu aspecto físico e psicológico, porque quando cuidamos das nossas emoções, também estamos cuidando do nosso corpo. Estamos falando de uma campanha de prevenção, também de um aspecto muito maior que é sobre os cuidados com a vida da mulher, o tempo que ela tem para cuidar da saúde e dedicar tempo para si mesma, falar da autoestima, autoconfiança e todos os aspectos para uma vida mais realizada e feliz”, completou.

Para Rosineide dos Santos, do Núcleo de Controles e Atos Administrativos, é importante essa conscientização dentro da Seplan. “É muito bom o Estado, a Secretaria se preocupar com nós, mulheres, com suas servidoras. E o fato das palestrantes contarem as experiências de vida delas foi o que mais me comoveu, pois temos noção do que é a doença”, disse.

Locais para tratamento de câncer de mama pelo SUS:

  • Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN)
  • Hospital da Mulher
  • Para outros tipos de câncer:
  • Centro Estadual de Oncologia/Cican (Unacon)
  • Hospital Aristidez Maltez/Liga Baiana Contra o Câncer (Cacon com serviço de Oncologia Pediátrica)
  • Hospital Geral Roberto Santos/SES (Unacon com Serviço de Radioterapia)
  • Hospital Martagão Gesteira/Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (Unacon exclusivo de Oncologia Pediátrica)
  • Hospital Português/Real Sociedade Portuguesa de Beneficiência (Serviço isolado de Radioterapia)
  • Hospital Professor Edgard Santos/Hospital Universitário MEC – Universidade Federal da Bahia/Fapex (Unacon com serviço de Hematologia)
  • Hospital São Rafael/Fundação Monte Tabor (Unacon com serviço de Radioterapia)
  • Hospital Santa Isabel/Santa Casa de Misericórdia da Bahia (Unacon com serviços de Radioterapia e Hematologia)
  • Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce (Unacon com serviço de Radioterapia)
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141296 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.