Operação Safra colabora para melhores resultados do agronegócio no Oeste da Bahia

6º edição da Operação Safra intensifica monitoramento policial em cerca de 2,5 milhões de hectares no Oeste da Bahia.

6º edição da Operação Safra intensifica monitoramento policial em cerca de 2,5 milhões de hectares no Oeste da Bahia.

O lançamento da sexta edição da Operação Safra, nessa quinta (03/10/2019), em Barreiras, revela o avanço do agronegócio no oeste baiano. O Governo do Estado, através da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) e Polícia Militar, intensifica o monitoramento policial em cerca de 2,5 milhões de hectares que incluem mil propriedades rurais distribuídas em 12 municípios da região. “A criação da Operação é para assegurar aos produtores, trabalhadores e também à população das cidades mais tranquilidade no período da safra quando existe maior circulação de sementes, defensivos agrícolas e fertilizantes. Uma política decisiva para salvaguardar os investimentos que fazem da região o maior celeiro de grãos e fibra do Brasil”, pontuou o diretor-geral da Agência, Maurício Bacelar, durante o ato de assinatura do Convênio da Operação 2019-2020.

O índice de criminalidade da região foi reduzido, desde a primeira edição da Operação Safra, em 2014.  A ação é executada pela Polícia Militar com 180 policiais e oito viaturas para atuação em rondas regulares e abordagens para inibir a atuação de quadrilhas especializadas.

“Também recebemos o reforço policial em apoio às nossas ações de fiscalização nas barreiras móveis e monitoramento para garantir o adequado controle fitossanitário das culturas. Defesa agropecuária é construída dessa forma”, frisou Maurício. A Operação Safra começa na próxima segunda (7) e se estende até o mês de março, período destinado ao plantio de soja e algodão, e quando acontece maior trânsito de insumos agrícolas na região.

A AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia) oferece apoio logístico informando às comunidades agrícolas sobre o trabalho ostensivo da PM e facilitando o pouso de aeronaves do GRAER (Grupamento Aéreo da PM), quando houver necessidade de complementar ações de varredura e combate às ocorrências policiais.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]