Estado mobiliza redes de ensino da Bahia para que os estudantes façam as provas SAEB

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues destaca mobilização redes de ensino da Bahia.

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues destaca mobilização redes de ensino da Bahia.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta quinta-feira (10/10/2019), mais uma grande mobilização junto a coordenadores pedagógicos, diretores escolares e secretários da Educação das redes estadual e municipais de ensino, visando a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), de 21 de outubro a 1° de novembro, em todo o país. A atividade aconteceu durante a Formação Continuada nos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Vitória da Conquista (NTE 20); Serrinha (NTE 04); Valença (NTE 06); Amargosa (NTE 09); Juazeiro (NTE 10); Caetité (NTE 13); Alagoinhas (NTE 18); Senhor do Bonfim (NTE 25); Barreiras (NTE 11) e Região Metropolitana de Salvador (NTE 26).

 O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou da ação no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e falou sobre a importância das provas para os indicadores da Bahia. “Esta é uma agenda estratégica estadual, que estamos envolvendo diretores, vices, coordenação pedagógica e, em alguns lugares, trazendo os secretários municipais, porque entendemos que é uma agenda da educação do Estado, pois a prova de avaliação não é só da rede estadual, mas também dos municípios. Então, precisamos estar alinhados, com a mesma linguagem e com muita força e motivação”, afirmou.

 A superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Manuelita Brito, falou sobre as expectativas para a participação dos estudantes nas provas SAEB. “Temos muita expectativa de que as redes compareçam, em peso, no dia da avaliação. Precisamos dessa presença e destes resultados para que possamos continuar desenvolvendo políticas públicas que se adequem ao que os nossos estudantes precisam”, informou a superintendente que apresentou dados sobre a prova SAEB, um dos itens que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 A mobilização para a Prova SAEB é desenvolvida em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-Bahia) e conta com a participação de dirigentes da SEC, dos NTE, das secretarias municipais de Educação, além de formadores do IAT. A diretora geral do IAT, Cybele Amado, foi uma das participantes do encontro.Entre os temas abordados, estão as bases conceituais, procedimentos e dados estatísticos que subsidiam as provas SAEB e o cálculo do IDEB. Outro foco é a socialização de estratégias desenvolvidas pelas escolas para que os estudantes façam as provas do SAEB.

 A coordenadora pedagógica no Colégio Estadual Professor Carlos Barros, em Salvador, Jandira Rodrigues destacou a importância do diálogo com a gestão escolar e a coordenação pedagógica. “Esta mobilização foi de grande valia e serviu para oxigenar a escola”, comemorou.

 A avaliação nacional é realizada a cada dois anos, envolvendo todas as redes públicas do Brasil. O objetivo é extrair a nota de proficiência, ou seja, o conhecimento que o estudante apresenta em Língua Portuguesa e Matemática. Todos os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, e da 4ª série da Educação Profissional devem participar da avaliação.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]