Desembargadores Jatahy Júnior e Baltazar Miranda Saraiva destacam importância da Tribuna da Bahia para jornalismo do estado; Veículo comemorou 50 anos de fundação com palestra de Augusto Aras

Desembargador Jatahy Júnior, presidente do TRE Bahia, participou da solenidade em comemoração aso 50 anos de fundação do Jornal Tribuna da Bahia e destacou importância do veículo para jornalismo do estado.

Desembargador Jatahy Júnior, presidente do TRE Bahia, participou da solenidade em comemoração aso 50 anos de fundação do Jornal Tribuna da Bahia e destacou importância do veículo para jornalismo do estado.

A importância da Tribuna da Bahia para a sociedade e jornalismo do estado foi destacada, na noite desta segunda-feira (21/10/2019), pelo presidente da Justiça Eleitoral da Bahia, desembargador Jatahy Júnior e por Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), durante celebração em comemoração aos 50 anos do veículo de comunicação. O evento, realizado na sede da Associação Comercial da Bahia, em Salvador, contou com a participação de outras diversas autoridades, incluindo o Procurador-Geral da República, Augusto Aras.

“A Tribuna na Bahia nesse meio século de existência se notabilizou com a prática de um jornalismo sério, independente e altivo. Prestou relevantes serviços, não só aos seus leitores, como a toda sociedade baiana, contribuindo de forma decisiva para o aprimoramento e a solidez do Estado Democrático. Viva a Tribuna da Bahia”, afirmou o presidente do TRE baiano durante o evento.

Presidente da ABI destaca relevância da trajetória da Tribuna

De acordo com o presidente do veículo, Walter Pinheiro, também presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), o jornal atravessa o cinquentenário inspirada no espírito empreendedor de Elmano Castro, seu fundador. “Nessas cinco décadas, a Tribuna escreveu em suas páginas importantes capítulos da história dessa Bahia que se transformou a partir dos anos 70, com a inauguração do Polo Petroquímico de Camaçari, dando início ao seu processo de industrialização”, registra o dirigente.

Ele ressalta que, ao longo desse período, a Tribuna acompanhou cada passo do avanço da Bahia e da redemocratização do Brasil. Viu nascer as avenidas de vale e a modernidade chegar a Salvador, com o metrô como instrumento de mobilidade urbana. E, mais recentemente, as novas avenidas a ligar o subúrbio ao litoral norte da cidade e o nascimento do BRT, já com obras avançadas, e o VLT, com obras previstas para o começo dessa nova década.

Sobre a Tribuna da Bahia

Fundado por Elmano Silveira Castro, o jornal Tribuna da Bahia surgiu em 1969, em plena ditadura militar. Na época, o periódico buscava atuar de forma combativa, sendo atrativo para jovens que pretendiam atuar na imprensa, já que o jornal acabou reconhecido por sua linha editorial traçada pela resistência ao regime.

O jornal é ainda lembrado por ter em sua lista de ex-profissionais nomes como Joaci Góes, que chegou a presidir o jornal, além de colunistas ilustres, como João Ubaldo Ribeiro.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Notice: Undefined variable: mh_newsdesk_options in /home/jornalgr/public_html/wp-content/themes/mh_newsdesk/comments.php on line 2