André Damázio e o Lobisomem. Romance sorocabano concorre ao Prêmio Kindle de Literatura: Por Juarez Bomfim

A Identidade Secreta do Lobisomem de Aparecidinha, romance do escritor André Damázio, concorre ao Prêmio Kindle de Literatura 2019

A Identidade Secreta do Lobisomem de Aparecidinha, de André Damázio

Era no tempo da paineira…

Sorocaba é uma cidade pujante do interior paulista. Ponto de parada de tropeiros e mulas desde o Brasil Colônia, viu desde pronto surgir sua vocação para o comércio e para o acolhimento do migrante.

Desse passado colonial, além das construções históricos do centro do município, Aparecidinha é seu passado vivo e ao mesmo tempo agonizante.

André, neto paterno do mineiro Admides Damázio, visitava os avós maternos, cearenses, que moraram no vilarejo por um longo período, e tinha a imaginação povoada pelos causos contados pelo tio, pelo avô, por moradores do local.

No final da década de 2000, formado professor de Literatura, e após anos sem escrever uma linha de ficção, pressionado pelo que estudara dos grandes autores na Faculdade de Letras, montou com seu marido um negócio no bairro.

Durante 10 meses, conheceu e conviveu com muitos dos personagens com quem divide, nas páginas do livro, o grande mistério em torno da identidade de uma das várias criaturas que, ainda em nossos dias, habitam o lugar.

Mortos vivos, caiporas, chupa-cabras e outros seres habitam os capítulos e as ruas de um bairro esquecido pela elite sorocabana, que só se lembra dele por ocasião de duas procissões que ali ocorrem: uma que traz a imagem de Nossa Senhora Aparecida para a catedral metropolitana e outra que a leva de volta ao santuário.

Passadas as festividades católicas, a cidade volta a tocar seu curso de progresso e urbanidade, deixando Aparecidinha entregue a monstros que passeiam por seu paralelepípedo, pelo asfalto e por suas muitas ruas de terra.

O Santuário Velho, foto de Adival B Pinto (jornal Cruzeiro do Sul)

O Santuário Velho, foto de Adival B Pinto (jornal Cruzeiro do Sul)

Escrito e reescrito durante 6 anos, o autor não sabe dizer se passou mais tempo escrevendo ou enxugando parágrafo a parágrafo a narrativa, como que guiado por um olhar graciliano, como que movido pela ideia de que era possível narrar mais, escrevendo menos.

Usando de modo ficcional alguns  personagens reais, “A Identidade Secreta do Lobisomem de Aparecidinha” nos apresenta a história de João Oscar, um menino ruivo que ele já viria a conhecer professor de Educação Ambiental, brutalmente assassinado diante dos pais na sorveteria da família por uma das criaturas que habitam o bairro; a história de uma paineira, cujas bolas de paina ajudam a tecer a trama do romancete e a história de uma sibipiruna, cuja morte foi atribuída à ação da urina de um Lobisomem.

Ler o livro

Se você tem Kindle Unlimited, o e-book é grátis. Os preços tanto do livro físico quanto do e-book para quem não tem Kindle estão bem acessíveis.

O quê: A Identidade Secreta do Lobisomem de Aparecidinha (romance), André Damázio, 44 páginas, Kindle Publishing Brasil.

*André Damázio é professor público na zona rural do município de Piedade – São Paulo, e tem contos e poemas publicados em antologias Brasil afora.

Professor André entre seus alunos

Professor André entre seus alunos

André Damázio no Sarau Poemar, foto de Roberto Ramos

André Damázio no Sarau Poemar, foto de Roberto Ramos

*Juarez Duarte Bomfim, sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]