30 anos da Fundação Anísio Teixeira: Ato inicia as celebrações do ano Anisiano na Assembleia

Ato 30 Anos Fundação Anísio Teixeira.

Ato 30 Anos Fundação Anísio Teixeira.

Dando início ao ano Anisiano na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi realizado na manhã desta segunda-feira (07/10/2019) um ato em celebração aos 30 anos da Fundação Anísio Teixeira. A atividade foi proposta pela deputada estadual Olívia Santana.

Uma apresentação cultural com os alunos Gabriel e Luana e o professor Ery Santana, ambos da Escola Parque, iniciou a atividade.

Durante seu depoimento, Olívia Santana destacou a importância da Fundação Anísio Teixeira. “Anísio não é uma referência local, é uma referência para o projeto de nação. Resgatar a memória do educador e trabalhar com o futuro da Educação. Anísio deu sua contribuição no seu tempo histórico. Cabe a nós, educadores e educadoras, fazermos o nosso melhor”, lembrou a parlamentar.

Já o presidente eleito da Fundação Anísio Teixeira, Juliano Matos, ressaltou a importância do ato, pois oportuniza a juventude entender um pouco o papel da Fundação, que resgata a história de um dos maiores educadores do Brasil. “Queremos ir à União de Prefeitos da Bahia (UPB) para mostrar como funciona o apoio da casa ao município. Queremos construir essa parceria entre a Casa Anísio Teixeira e tudo que existe de educação integral no estado”, frisou.

Dirigente por mais de 19 anos da Fundação Anísio Teixeira, Babi Teixeira, filha do educador, destacou a importância da criação da Escola Parque para a inovação da educação.

O ex-deputado federal constituinte e sobrinho-neto de Anísio Teixeira, Haroldo Lima, lembrou que Anísio foi o único filósofo da Educação que o Brasil já teve. Também compartilhou com o público presente um discurso feito por Anísio Teixeira feito em 13 de maio de 1924, no lançamento do Dia da Árvore na Bahia.

O diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, lembrou aos alunos da necessidade de luta e permanência do legado que a escola traz. “Enquanto estivermos juntos vamos garantir que Anísio exista em cada um de nós. Viva Anísio, viva a liberdade!”, finalizou.

O ato também contou com as presenças do professor João Augusto, organizador da Fundação Anísio Teixeira (FAT) na Bahia; Cassia Virginia Bastos Maciel, pró-reitora de Ações Afirmativas da UFBA, que na ocasião representou o reitor João Salles; Cybele Amado, diretora do Instituto Anísio Teixeira, representando o secretário da Educação da Bahia, Jeronimo Rodrigues; de alunos e ex-alunos das décadas de 50 a 70 da Escola Parque; dentre outras autoridades.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]