Vereador repercute possibilidade de coligação entre PT e PSDB e critica colega; Eremita Mota contesta

João dos Santos (João Bililiu): fiquei feliz em saber que pode a qualquer momento, existir uma junção partidária em Feira de Santana: PT e PSDB.

João dos Santos (João Bililiu): fiquei feliz em saber que pode a qualquer momento, existir uma junção partidária em Feira de Santana: PT e PSDB.

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira (10/09/2019), o vereador João dos Santos (Cidadania) falou sobre a possibilidade de coligação entre os partidos PT e PSDB em Feira de Santana.

Com a repercussão da possível aliança, João Bililiu afirmou, “fiquei feliz em saber que pode a qualquer momento, existir uma junção partidária em Feira de Santana: PT e PSDB.”

Em aparte, o presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), negou a existência desta possibilidade, “posso assegurar de que essa possibilidade é inexistente, tanto porque o PSDB nacional não permite essa coligação com o PT no Brasil.”

De volta com a palavra, Bililiu rebateu, “o senhor está falando, mas, existe um blog da cidade afirmando que pode existir essa junção e, onde há fumaça, existe fogo. Portanto, parabéns aos coligados”, ponderou o edil.

Ainda na tribuna, Bililiu parabenizou o vereador Gilmar Amorim (PSDC) por ter relatado problemas com a rede de tratamento de esgoto no Parque Lagoa Grande, “parabéns pela sua colocação, se referindo não só pelo Parque Lagoa Grande, como toda Feira de Santana”. E protestou “é uma verdadeira calamidade esse esgoto a céu aberto”.

Eremita Mota contesta “críticas” de Bililiu

A edil Eremita Mota (PSDB) rebateu supostas críticas feitas pelo vereador João dos Santos, Bililiu (Cidadania) a seu respeito.

Eremita iniciou seu pronunciamento lendo um pensamento do artista Salvador Dalí e comentou as supostas críticas. “Sou vereadora e me considero de seis mandatos, pois dois foram de meu ex-marido. Aqui usamos a tribuna para fazer discursos e debates políticos e não pessoais. Fui procurada por dois profissionais de imprensa para dizer que o vereador Bililiu me chamou nomes feios, que tiveram vergonha de repetir. Falaram apenas um, mas isso não me diz nada. Sou pai e mãe de família, mulher guerreira e honrada. Se alguém tem inveja de mim, que fale diretamente a mim. Só tenho medo dos castigos de Deus, se é que Deus castiga. Quando fazemos algo errado aqui na terra, uma hora a conta chega, mas para mim não vai chegar”, pontuou Eremita.

E continuou. “ Sempre respeitei o vereador Bililiu. Vossa Excelência trabalhou como cabo eleitoral na campanha de meu ex-marido; quando vim para esta Casa não tive sua ajuda. Aqui não me meto na vida de ninguém e lhe desejo melhoras. Em relação ao partido que tratou aqui, não ia responder porque o que não devemos, não tememos. Tenho amizade com todos do PT, sou amiga de Zé Neto e de sua esposa. É com esse respeito que continuo nesta Casa e vou continuar enquanto o povo quiser. Isso aqui tudo, passa. Fiquei triste com o comentário de um homem contra uma mulher. Isso é feio”, avaliou dirigindo-se ao vereador Bililiu.

Em aparte, o edil Roberto Tourinho (PV) disse ter admiração por Eremita. “Dos quatro mandatos que Vossa Excelência está aqui, estive em três. Sou admirador da sua coragem, ética e independência e como se comporta aqui nesta Casa. Nunca foi piolho de gabinete de prefeito, não se curva com os que se consideram poderosos, se reelegeu pelo trabalho, nunca foi da bancada do amém ou teve vocação para ser lagartixa. Parabéns. Tenho certeza de que, se o povo quiser, retornará. Minha maior admiração é que apoiou Tarcízio até o último dia do mandato, bem diferente de outros vereadores, que o abandonaram. Isso demonstra caráter. Pode ter certeza que onde chegar, darei meu testemunho de que age com independência”, garantiu.

De volta com a palavra, Eremita lembrou a Bililiu que foi escolhida suplente de senador. “ E tenho outras características além das listadas por Tourinho. Quero dizer a Bililiu que deva ter respeito, como eu tenho por Vossa Excelência e por qualquer vereador aqui. Posso divergir, mas respeito todos. Não pense que vou fazer o que querem porque sou da bancada, vou agir com independência e se tiver algo contra mim, se reporte a mim porque, talvez, tenho uma coragem maior que a sua”, afirmou.

Para finalizar, Eremita afirmou que a partir deste momento se manterá afastada de Bililiu. “Quando me decepciono com alguém costumo me afastar. A partir de hoje meu recado está dado. Desejo melhoras. Não sou bajuladora, estou presidente do PSDB e, se quiser, peçam para me retirar. Esse é um desabafo porque muitos acham que uma mulher que não tem ao lado a figura de um homem, não deve ser respeitada, é que não acontece comigo”, finalizou.

João dos Santos se defende do discurso de Eremita

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Vereadores, o edil João dos Santos, Bililiu (Cidadania) se defendeu das acusações da vereadora Eremita Mota (PSDB).

“Pasmem pelo motivo da dor de barriga: li num blog a notícia de que o PT poderia se unir ao PSDB. Eu jamais ofendo ou ofenderei uma mulher. Lhe tratei sempre com respeito, de vereador para vereador. Inveja jamais, admiração sim, mas covarde nunca. Como mulher vou lhe respeitar sempre, não só a senhora como qualquer mulher. Amizade com Vossa Excelência nunca tive, meu amigo é seu ex esposo, o qual ainda tenho respeito. Se subir acha, se procurar tem. Digo isso a todos, independentemente de colegiados”, pontuou Bililiu.

E continuou. “Não sou lagartixa, nem digo amém a tudo. Me elegi com o voto do povo. Tenho respeito por Vossa Excelência, mas ser taxado de covarde ou mal caráter, jamais. Seus sete mandatos aconteceram depois do primeiro. Estou no primeiro e posso ter mais, isso depende de Deus e do povo”, avaliou.

Para finalizar, Bililiu disse que será sempre destemido. “Mesmo sem as palavras bonitas que o vereador Tourinho e a vereadora Eremita têm. Tourinho fala bem do Estado porque não vive na fedentina do Caseb, o que é privilégio. No embate da política, vamos para dentro; falo isso sem vaidade, sem egoísmo ou aparência oculta”, findou.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]