UNAMACS dá continuidade a curso para produção de horta orgânica, em Feira de Santana

Técnicas da compostagem e adubação foram assuntos do II módulo do curso ‘Horticultura: Sistemas Sustentáveis’.

Técnicas da compostagem e adubação foram assuntos do II módulo do curso ‘Horticultura: Sistemas Sustentáveis’.

As técnicas da compostagem e adubação foram assuntos do II módulo do curso “Horticultura: Sistemas Sustentáveis” realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS), para representantes de dezoito associações e alunos do Sesc, na nesta terça-feira (10/09/2019).

O reaproveitamento de material orgânico, como cascas de frutas e legumes, bem como o uso de minhocas para o processo de compostagem, foi destacado pelo facilitador do curso, Heber Moraes. Com a participação dos alunos preparou o solo onde serão plantadas as mudas de coentro, salsa, pimentão, cebolinha e alface.

“A mistura de calcário – ajuda a estabilizar o PH – e o pó de brita – fornece minerais – deve ser levada à terra para o preparado inicial do solo”, informou o facilitador. Depois dessa etapa, as mudas serão plantadas nas dez leiras. Cada turma ficará responsável por cada uma delas e acompanhará o desenvolvimento das mudas – estas foram geradas a partir da sementeira.

A nutricionista do programa Mesa Brasil, Marion Cerqueira, ressaltou a importância da parceria com a Unamacs. “Desde 2009 desenvolvemos ações de educação voltadas para a construção de hortas. Buscamos a parceria da Unamacs para fortalecer esse trabalho por meio do conhecimento teórico e prático”. De acordo com Elisângela Lucena, educadora do Departamento de Educação Ambiental da Semmam, o curso considera os aspectos de sustentabilidade. Ainda está previsto a realização de mais quatro módulos.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]