Senador Jaques Wagner celebra 69 anos da refinaria Landulpho Alves

Jaques Wagner (PT-BA), senador da República.

Jaques Wagner (PT-BA): A Refinaria Landulpho Alves, cujo nome o homenageia, nasceu antes mesmo da Petrobras. Chamava-se Refinaria Nacional do Petróleo, localizada em São Francisco do Conde.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) celebrou nesta terça-feira (17/09/2019), em Plenário, o aniversário de 69 anos da refinaria Landulpho Alves, localizada no município de São Francisco do Conde, no estado da Bahia. O parlamentar ressaltou que a fábrica é considerada a maior do setor em extensão e a segunda que mais produz.

Um dos importantes legados da refinaria, observou Jaques, foi a contribuição para a criação do primeiro complexo petroquímico e o maior complexo industrial do hemisfério sul, o conhecido Polo Petroquímico de Camaçari, rebatizado de Polo Industrial de Camaçari.

— Durante quase 30 anos, a Bahia era o único Estado produtor de petróleo no Brasil. Chegou a produzir um quarto da demanda do País.

— Trata-se de um dos maiores patrimônios do povo brasileiro, contando com 26 unidades de processo, 31 produtos, 201 tanques de armazenamento, produzindo com qualidade diesel, gasolina, querosene de aviação, asfalto, nafta petroquímica, propano, propeno, butano, parafina lubrificante, GLP e óleos combustíveis.

— Esse conglomerado que hoje completa 69 anos revolucionou a economia da Bahia e Sergipe, inicialmente, e a do Brasil a seguir. […] Por isso, eu quero aqui saudar não apenas o engenheiro baiano Landulpho Alves, mas todos aqueles que ao longo desses 69 anos construíram a história exitosa desta que, repito, é a segunda maior refinaria do país e das mais diversificadas.

Confira vídeo

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]