Os três comendadores | Por Luiz Holanda

Desembargadores Jatahy Fonseca Junior e Baltazar Miranda Saraiva recebem do prefeito Colbert Martins Filho a outorga do título de Grande Comendador da Ordem do Mérito.

Desembargadores Jatahy Fonseca Junior e Baltazar Miranda Saraiva recebem do prefeito Colbert Martins Filho a outorga do título de Grande Comendador da Ordem do Mérito.

Feira de Santana, situada na Região Metropolitana da Bahia, é a sexta maior cidade do interior do país, com uma população maior que oito capitais estaduais. Consolidada no vale do Rio Jacuípe, na borda ocidental do Recôncavo baiano, é o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, imobiliário, industrial, financeiro, administrativo, cultural e comercial do interior da Bahia e um dos principais do Nordeste, exercendo influência sobre centenas de municípios do estado.

Além de maior, é também a principal e mais influente cidade do interior da região Nordeste. Foi a primeira cidade da América Latina a ter um plano diretor. A Lei provincial nº 1.320, de 18 de setembro de 1873 elevevada à categoria de cidade. Antes era apenas uma vila. Segundo o IBGE, sua criação se deu por decreto de 13 de novembro de 1832. Conhecida como a “Princesa do Sertão”, Feira, como é carinhosamente chamada, tem mais de 600 mil habitantes, e celebrou seus 186 anos de emancipação politica em 18 deste mês, cercada de carinho e admiração de todos os baianos.

Uma programação especial celebrou a data, começando pela missa festiva na Catedral Metropolitana Senhora Santana com a presença do prefeito Colbert Martins e demais autoridades municipais. À noite aconteceu a entrega das medalhas da Ordem do Mérito de Feira de Santana no Spazzio Eventos, onde foram admitidos 54 novos membros, entre os quais, três grandes comendadores. Os três  agraciados são desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia, com destaque para o desembargador Jatahy Junior, que já foi juiz de direito na cidade e preside, atualmente, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Magistrado de escol, é  –nas sendas do Direito Comum e Eleitoral-, um dos mais destacados na Bahia e do Brasil.

O outro foi o prestigiado desembargador Mário Alberto Hirs, que já presidiu o Tribunal de Justiça da Bahia e o Tribunal Regional Eleitoral. O terceiro foi o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, jurista, julgador emérito e escritor. O evento foi registrado no TRE/BA  pelo desembargador Edivaldo Rotondano, que propôs uma Moção de Aplauso aos seus colegas e que fou aprovada pela Corte por unanimidade, sendo que, ao nominar o desembargador Baltazar Miranda, Rotandano destacou que “este, aliás, já recebeu milhões de medalhas”.

*Luiz Holanda, advogado e professor universitário.

Desembargadores do TJBA Baltazar Miranda Saraiva, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior e Mário Alberto Simões Hirs são admitidos no grau de ‘Grande Comendador’, pelo Conselho Municipal da Ordem do Mérito de Feira de Santana.

Desembargadores do TJBA Baltazar Miranda Saraiva, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior e Mário Alberto Simões Hirs são admitidos no grau de ‘Grande Comendador’, pelo Conselho Municipal da Ordem do Mérito de Feira de Santana.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Luiz Holanda
Luiz Holanda é advogado e professor universitário, possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP); Comércio Exterior pela Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo; Direito Comercial pela Universidade Católica de São Paulo; Comunicações Verbais pelo Instituto Melantonio de São Paulo; é professor de Direito Constitucional, Ciências Políticas, Direitos Humanos e Ética na Faculdade de Direito da UCSAL na Bahia; e é Conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA. Atuou como advogado dos Banco Safra E Econômico, presidiu a Transur, foi diretor comercial da Limpurb, superintendente da LBA na Bahia, superintendente parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia, e diretor administrativo da Sudic Bahia. E-mail para contato: [email protected]