O suicídio na contemporaneidade é tema de evento do Setembro Amarelo em Salvador

Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.

Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.

Trazer à tona o tema do suicídio, levando a sociedade a parar para pensar, discutir e falar a respeito é a proposta da Campanha do Setembro Amarelo. Para reforçar a proposta da campanha, o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), unidade da Secretaria da Saúde do Estado vinculada ao Centro de Informações Antiveneno está realizando o evento: “Suicídio na contemporaneidade: mídias sociais, relações líquidas e direitos humanos”. A ação acontece nesta terça-feira (10/09/2019), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a partir de 13:30 horas, no Auditório I da Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula.

Voltado especialmente para os usuários do NEPS, seus familiares e a comunidade em geral, além de um documentário sobre o tema suicídio, que será exibido como disparador do debate inicial, o evento proporcionará o momento intitulado “papo franco sobre os direitos humanos no contexto suicida”, entre o público e representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, INSS, Comissão de Direitos Humanos e Justiça e Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Centro de Valorização da Vida e Corpo de Bombeiros.

Para a psicóloga Soraya Rigo, coordenadora do NEPS, “esta, sem dúvida, será uma oportunidade inédita, tanto para os usuários quanto para as instituições que lhes representam, de estabelecer um diálogo franco, direto e esclarecedor”. Ainda segundo a psicóloga, observa-se um crescimento acelerado dos índices de suicídio e tentativas de suicídio nas mais diferentes faixas etárias, sobretudo entre os mais jovens.

Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), Bahia foi o 2º estado da União com o maior crescimento nos casos de suicídio, enquanto um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo, publicado em 2019, aponta que entre 2006 e 2015, observou-se um crescimento de 24% nos casos de suicídios entre jovens de 10 a 19 anos nas capitais brasileiras, com Salvador aparecendo entre as seis capitais citadas.

Programação

Após a mesa de abertura do evento, será apresentado o documentário “Not alone”, cujo conteúdo deverá provocar o público para participar, através de perguntas ou depoimentos que retratem as inquietações disparadas pelo filme exibido. Nesse momento, denominado Encontro de Ideias, os convidados do CVV e do Corpo de Bombeiros explicam ao público o trabalho desenvolvido por suas instituições na área da prevenção do suicídio para, em seguida, ser iniciado um bate-papo entre a plateia e os representantes do NEPS, Corpo de Bombeiros e CVV.

Num segundo momento, acontece o “Papo franco: direitos humanos no contexto suicida”, quando os representantes das diversas instituições terão 10 minutos para apresentar as ações e/ou necessidades da instituição representada que se relacionam com a prevenção do suicídio.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]