Novo Governo Giuseppe Conte enfrenta votação de confiança; Política pernance instável na Itália

Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália.

Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, enfrenta nesta segunda-feira (09/09/20109) a Câmara dos Deputados para a votação de confiança de seu projeto de governo.

Ao longo de uma hora e 30 minutos, Conte discursou aos deputados para apresentar seu gabinete e os principais pontos do governo, sustentado pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) e pelo Partido Democrático (PD).

“Este projeto político marca o início de uma nova temporada reformista”, ressaltou o jurista, que já foi premier por cerca de 14 meses, durante a aliança entre o M5S e a Liga Norte, mas que renunciou ao cargo devido a uma crise política com Matteo Salvini.
Conte foi interrompido tanto por aplausos quanto por protestos durante seu discurso, no qual prometeu rever a polêmica lei de segurança aprovada na antiga gestão e defendida por Salvini, ex-ministro do Interior.
Conte também disse que alterará as políticas imigratórias e a relação da Itália com a Europa. “O fenômeno migratório deve ser gerido com rigor e responsabilidade, perseguindo uma política modulada em vários níveis e baseada em um comportamento não mais emergencial, mas sim, estrutural, que enfrente a questão em suas complexidades”, afirmou.

“Definindo uma normativa orgânica contra o tráfico ilegal de pessoas, mas que seja capaz de lidar com a integração e com quem tem o dever de permanecer aqui ou de ser repatriado”, propôs o premier.

Falando sobre as propostas econômicas e fiscais, Conte afirmou que um dos principais desafios será a lei orçamentária e que seu governo defenderá a redução do número de parlamentares e de impostos na Itália.

“Um time de ministros competentes, provenientes de forças políticas diferentes, terá a honra e a responsabilidade de oferecer ao país um governo estável”, prometeu. A Câmara dos Deputados deve iniciar a votação de confiança no governo Conte às 19h30 de Roma (14h30 de Brasília).

*Com informações da ANSA.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]