Governo Rui Costa agenda entrega do Núcleo Territorial do Neojiba em Feira de Santana

Núcleo Territorial do Neojiba é entregue em Feira de Santana, pelo Governo Rui Costa. Imagem registra formação de multiplicadores do projeto socio-musical.
Núcleo Territorial do Neojiba é entregue em Feira de Santana, pelo Governo Rui Costa. Imagem registra formação de multiplicadores do projeto socio-musical.
Núcleo Territorial do Neojiba é entregue em Feira de Santana, pelo Governo Rui Costa. Imagem registra formação de multiplicadores do projeto socio-musical.
Núcleo Territorial do Neojiba é entregue em Feira de Santana, pelo Governo Rui Costa. Imagem registra formação de multiplicadores do projeto socio-musical.

Até meados do mês de outubro (2019), os municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas ganharão Núcleos Territoriais do NEOJIBA (www.neojiba.org), programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia. O primeiro a ser inaugurado será o de Feira de Santana, na próxima segunda-feira (30/09/2019), às 8:30 horas, no Centro Social Urbano do município. O evento contará com as presenças do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, e do diretor-geral do NEOJIBA, Maestro Ricardo Castro.

Em 12 anos de criado, o programa NEOJIBA já atendeu com educação e prática musical coletivas e de excelência, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos em situações de vulnerabilidade social, entre 6 e 29 anos de idade. O programa é gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), organização social contratada pelo Governo do Estado.

A escolha da implantação dos Núcleos Territoriais do NEOJIBA (NTN) segue as estratégias de planejamento do governo estadual que criou 27 Territórios de Identidade na Bahia com o objetivo de identificar prioridades e propor soluções, possibilitando o desenvolvimento sustentável das diversas regiões. Feira de Santana está no território do ‘Portal do Sertão’, que reúne 13 municípios, Vitória da Conquista no ‘Sudoeste Baiano’ com 24, e Teixeira de Freitas, no do ‘Extremo Sul’, com 13 municípios integrantes, totalizando 50 municípios beneficiados diretamente pelos NTN. Ainda na primeira quinzena de outubro serão inaugurados os de Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

Política Pública

As áreas escolhidas para implantação dos Núcleos Territoriais do NEOJIBA foram priorizadas a partir de diagnóstico de vulnerabilidade social. De acordo com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, Carlos Martins, “o Neojiba é fruto de um ideal de justiça social e nasceu da disposição e compromisso do Governo do Estado de dar oportunidades e apontar novos caminhos para jovens em situação de vulnerabilidade social. Nós acreditamos na arte enquanto agente transformador de vidas e o Neojiba é um exemplo claro do sucesso dessa política pública”, afirma Martins.

Parcerias

Os NTN também contam com apoio e parcerias da sociedade civil, prefeituras e câmaras municipais, empresas instaladas nessas regiões, dentre outras possibilidades. Em Teixeira de Freitas, o NTN tem o apoio do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), que já atua na região desde 2012. A expectativa é que até 2021 sejam implantados mais quatro NTN em outros Territórios de Identidade e, a partir de 2022, que já estejam funcionando nove núcleos territoriais em toda a Bahia.

“Essa é a primeira vez na história do NEOJIBA em que estão sendo implantadas ferramentas efetivas, via nove Núcleos Territoriais, para sedimentar a política estadual de desenvolvimento e integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música, visando atender futuramente todos os Territórios de Identidade da Bahia”, destaca o criador e diretor geral do NEOJIBA, o maestro Ricardo Castro.

Os NTN contam com equipe pedagógica, administrativa e de desenvolvimento social. Ações de multiplicação, assistência social, apoios contínuos a projetos musicais como bandas filarmônicas e fanfarras escolares, são ações a serem promovidas. Os NTN também oferecerão apoio a projetos estruturantes, como o ‘Escolas Culturais’, e outras iniciativas de prática musical coletiva.

Jovem Aprendiz

Cada NTN vai dispor de 150 a 300 vagas, a maioria dessas vagas é para inscritos no programa ‘Jovem Aprendiz’. Dentre as atividades, a iniciação musical, a prática musical coletiva (canto coral e orquestras) e a luteria (reparo de instrumentos musicais). Os integrantes passarão por capacitação, orientação e metodologia do Núcleo Central do NEOJIBA, em Salvador. Já o setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA realizará acompanhamento psicossocial e escolar de cada integrante, dando orientação às famílias, impactando beneficamente em centenas de famílias nesses 50 municípios iniciais.

Em Salvador, o NEOJIBA promove apresentações semanais no Parque do Queimado, localizado entre os bairros da Soledade e Liberdade. Os concertos são gratuitos e obedecem à lotação da sala. Os interessados devem chegar com meia hora de antecedência para obter senhas. Para mais informações acesse o site www.neojiba.org, instagram (@neojiba) e facebook (NEOJIBA).

Agenda

Inauguração do Núcleo Territorial do NEOJIBA em Feira de Santana

Quando? Segunda-feira (30/09), às 8h30

Onde? Centro Social Urbano de Feira de Santana – Rua Tostão, s/n, Cidade Nova, Feira de Santana/BA

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.