Feira de Santana: Importância do professor auxiliar é abordada no encerramento do FORPRAE

5ª edição da Formação Continuada para Professores Auxiliares da Educação Especial.

5ª edição da Formação Continuada para Professores Auxiliares da Educação Especial.

“Professores auxiliares são referência para as crianças. Dar apoio na sua chegada e em momentos de dificuldade irá fortalecer a relação com os alunos e refletir no nosso trabalho em sala de aula”. A afirmação partiu da professora Karina Andrade Lopes Guanais, da Sala de Recursos Multifuncionais, durante o encerramento da 5ª edição da Formação Continuada para Professores Auxiliares da Educação Especial (Forprae), nesta quinta-feira (05/09/2019). Os participantes se reuniram no Teatro Margarida Ribeiro, em Feira de Santana.

“É preciso dar apoio aos auxiliares, estabelecer um vínculo com a turma, professor titular e auxiliar, principalmente fortalecer a parceria com o regente da classe”, defende Karina. “É importante que o professor auxiliar perceba como ele pode fazer parte da vida de todos da turma”, orienta.

O Forprae visa apresentar e discutir a função do professor auxiliar, tendo em vista a legislação para a educação inclusiva brasileira; promover o estudo preliminar de temáticas acerca da Educação Inclusiva e favorecer o diálogo e a troca de experiências entre os profissionais.

A formação é promovida pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e pelo Centro Interprofissional de Atendimento Educacional Marliete Santana Bastos (InterEduc), órgão da Seduc.

“Entendi meu lugar na escola a partir dessa formação, por conta desse direcionamento específico para lidar com alunos com deficiência. Aprendi não só da parte técnica de lidar com as crianças, mas também do teor pedagógico. Chorei no meu primeiro dia de trabalho, achei muito difícil. Mas, a gente aprende que a atuação do auxiliar é feita de vitórias e fracassos, as dificuldades fazem parte e temos quem nos oriente”, relata Ananda de Jesus Santos, professora auxiliar do Centro de Educação Básica da UEFS (CEB).

A próxima edição do Forprae já tem data marcada: a abertura para a nova turma será no dia 12 de setembro próximo. As vagas estão disponíveis até o dia 8 de setembro através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbKZtO4R-JS3Cp4ga82j30QfDoEIg6I-gGCJzf6Y7tBMGE-Q/viewform.

Está vedada a participação de professores auxiliares que já tenham comparecido em edições passadas.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]