Estudantes do SESI de Feira de Santana garantem vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes do SESI de Feira de Santana participam de etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes do SESI de Feira de Santana participam de etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica.

A equipe New Horizons, da Escola SESI José Carvalho, de Feira de Santana, garantiu vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada entre os dias 22 e 26 de outubro de 2019, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ela foi vencedora da categoria N2 (ensino médio ou técnico) da seletiva estadual, encerrada neste domingo (25/08/2019), no Shopping da Bahia.

A outra equipe da categoria N2 que também vai representar a Bahia na competição nacional é a All Spark, do IFBA Valença. Já no N1 (ensino fundamental), foram classificadas as equipes Robotic Masters, da escola Nossa Senhora de Fátima de Vitória da Conquista; e Tecflor, da escola Flordenice da Costa, de Simões Filho.

A gerente de Educação do SESI-BA, Cléssia Lobo, comemorou o desempenho dos participantes. “O melhor é perceber que esses jovens só precisam de oportunidade e expectativas positivas de aprendizagem. Esses alunos de Feira de Santana, por exemplo, conheceram a robótica na escola que tem três anos de inaugurada. Apesar deste pouco tempo, já conseguiram essa conquista”, pontuou.

A seletiva estadual reuniu mais de 370 competidores de 115 equipes de escolas públicas, particulares e técnicas da capital e do interior do estado. “Esses jovens percebem que fazer robótica é muito mais do que construir um robô. Eles têm que aprender a trabalhar em equipe, a lidar com o erro, aprendendo com eles. Aqui eles veem o resultado do trabalho deles na prática, quando a criação deles está resolvendo um problema”, ressalta o coordenador local da OBR, Fernando Didier.

A coordenadora nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019, Tatiana Pazelli, acompanhou os dois dias de disputa e ficou impressionada com o nível dos competidores baianos. “Gostei bastante de ver a dedicação e vontade de aprender dos estudantes aqui do estado. Não houve desistência em nenhum momento, eles buscavam fazer tudo funcionar o tempo inteiro”, comentou.

Nas disputas da seletiva estadual, os participantes tiveram que atuar numa simulação de ambiente desastre e de resgate da vítima com o auxílio de robôs. “É muita emoção estar aqui e ganhar esse prêmio. O tempo que tivemos para treinamento foi curto, porque estamos no 3° ano do ensino médio. É uma felicidade enorme e, se Deus quiser, vamos representar bem nosso estado lá no Rio Grande do Sul”, comemorou Samuel Fernandes, um dos integrantes da equipe New Horizons, da Escola SESI José Carvalho, de Feira de Santana.

Acompanhando a equipe, o professor de Robótica José Augusto Almeida Júnior destaca a importância do ensino de robótica nas escolas. “Enquanto professor, percebo toda a dedicação e empenho com a prática da robótica, que é uma disciplina transversal. A quantidade de conhecimento que eles adquirem em disciplinas como química, física e matemática, por exemplo, é enriquecedora. A implementação da robótica nas escolas é, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento desses jovens”, avalia.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]