Em discurso histórico, senador Otto Alencar critica política de degradação do meio ambiente do Governo Bolsonaro que resultou em ecocídio de parte da Floresta Amazônica

Senador Otto Alencar responsabiliza desgoverno Bolsonaro por queimadas na Floresta Amazônica.

Senador Otto Alencar diz que governo Bolsonaro comete crime ambiental.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) acusou o governo do extremista de direita Jair Bolsonaro de estimular as queimadas que têm destruído a Floresta Amazônica. O senador disse nesta terça-feira (17/09/2019) que o governo é o responsável pela crise ambiental que assola o país. Ele lembrou que as políticas para mitigar as mudanças climáticas e para garantir a preservação ambiental são dever do Estado.

— Houve complacência daqueles que fiscalizam o desmatamento da Amazônia, num crime ambiental sem precedentes na história do Brasil, quando se destruiu parte da Floresta Amazônica. E isso vai continuar — afirmou, apontando também uma grande diminuição da lâmina d’água na região amazônica, o que trará graves consequências.

O parlamentar enumerou ações contrárias à preservação ambiental implementadas pelo governo Bolsonaro, que desde sua posse mexeu na estrutura do meio ambiente. Ele lembrou que, já no começo do mandato, Bolsonaro extinguiu a Secretaria de Mudança do Clima e Florestas, além de reduzir de 96 para 23 o número de conselheiros do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Já em fevereiro, ressaltou Otto Alencar, começou o desmatamento da parte mais baixa da floresta. Ele explicou que é quase impossível incendiar a floresta úmida sem desmatar por baixo. Segundo ele, quando acontece o desmatamento da parte baixa, depois de uns três ou quatro meses, a mata fica quase toda seca e nesse momento os criminosos ambientais incendeiam a floresta.

— Ou seja, aquela mata menor foi desmatada. Não era a floresta de árvores centenárias, altas. Então, quem vai desmatar, desmata sem ninguém perceber — disse o senador, lamentando a destruição, a partir de julho, da floresta alta, com árvores centenárias e protegidas por legislação federal.

*Com informações da Agência Senado.

Confira vídeo

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]