Coluna de Antônio José Larangeira de 23 de setembro de 2019

Pela pessoa com deficiência

Representantes de diversos segmentos organizados da sociedade de Feira de Santana se reuniram, no auditório da OAB, na manhã de sexta-feira (20/09/2019), para debater a “Acessibilidade: desafiando barreiras”. A iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência com apoio do Governo Municipal, marcou as comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Setembro Verde, sensibilizando a sociedade para a inclusão social das pessoas com deficiência. E reuniu principalmente pessoas com deficiência física ou intelectual para debater questões referentes à garantia de direitos. O secretário de Desenvolvimento Social (SEDESO), Pablo Roberto Gonçalves, ressaltou a importância da iniciativa.

Educação

Pelo fortalecimento das habilidades dos alunos de 5º e 9º da Rede Municipal de Educação acerca de seu letramento em Língua Portuguesa e Matemática foi realizado encontro entre gestores, coordenadores pedagógicos e o Departamento de Ensino da Secretaria de Educação. O evento ocorreu no Centro de Cultura Maestro Miro, na quinta-feira, 19. O secretário de Educação, Marcelo Neves, compareceu ao evento e ressaltou a importância dos gestores e coordenadores pedagógicos na caminhada para alcançar uma educação de qualidade. “Vocês são os olhos da Secretaria junto à comunidade escolar. São vocês quem conhecem as reais necessidades das escolas. Estou aqui para ouvir e dar todo apoio que puder”, enfatizou. Todos os alunos do 5º e do 9º ano participaram de uma avaliação entre os dias 26 e 30 de agosto, com objetivo de verificar o desempenho em relação aos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb. Em outubro, eles farão a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil.

FLIFS

Durante seis dias a cidade de Feira de Santana se transformará na Feira dos livros, da arte, da cultura e do encontro com as palavras. A programação terá início amanhã,24 e o cenário da Praça Padre Ovídio já foi transformado para acolher um público estimado de 70 mil pessoas. Numa área de, aproximadamente 4 mil m², 70 stands montados para disponibilizar ao público produtos e serviços de dezenas de editoras, livrarias, bibliotecas e grupos de leitura. Além dos corredores da Flifs, que servem de “palco” para várias manifestações artísticas, a estrutura do evento na praça também inclui mais quatro espaços para programação.

Sarau

Na semana do aniversário de emancipação política de Feira de Santana, o MAP (Mercado de Artes Popular) recebeu o terceiro Sarau Sales Barbosa, na quinta-feira, 19, quando o público ouviu sobre a história do poeta que deu nome à rua, e da contribuição do romantismo para a cidade. A rua Sales Barbosa liga a Praça Fróes da Motta ao centro comercial. Hoje, é famosa pelo largo calçadão que abriga comerciantes, lanchonetes e barracas, contudo, passou por um longo processo até chegar na configuração atual, como conta a professora Cíntia Portugal. “Inicialmente, era a rua onde os escravos no final do dia jogavam seus dejetos. Era onde tinham os prostíbulos. Com o passar do tempo lavaram a rua e trancaram a rua com cipó caboclo para expulsar as prostitutas”, declara a professora responsável pelos estudos sobre Sales Barbosa.

Empresários.

Feira de Santana entrou na pauta da Câmara Federal, em Brasília, durante a semana que a cidade comemorou 186 anos. Através da iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial (ACEFS), uma comitiva com cerca de 50 empresários cumpriu uma agenda propositiva na capital federal. Entre as principais atividades, a Sessão Solene em homenagem ao aniversário da cidade que aconteceu nesta quinta-feira,19. “Viemos buscar condições para que a gente possa empregar mais e contribuir diretamente com o crescimento de Feira de Santana. Nós precisamos da duplicação do Anel de Contorno – que além de Feira vai beneficiar todo o entorno –, precisamos de aeroporto e temos outras demandas. A classe empresarial assumiu o protagonismo dessa cobrança e esse é o objetivo dessa comitiva”, declarou o presidente da CDL, Luís Mercês. A sessão foi requerida pelo deputado federal Zé Neto

Pelo fortalecimento das habilidades dos alunos de 5º e 9º da Rede Municipal de Educação acerca de seu letramento em Língua Portuguesa e Matemática foi realizado encontro presidido pelo secretário de Educação Marcelo de Almeida Neves.

Pelo fortalecimento das habilidades dos alunos de 5º e 9º da Rede Municipal de Educação acerca de seu letramento em Língua Portuguesa e Matemática foi realizado encontro presidido pelo secretário de Educação Marcelo de Almeida Neves.

A escritora Cintia Portugal capitaneou o III Sarau Sales Barbosa. Na foto com Ana Pinheiro.

A escritora Cintia Portugal capitaneou o III Sarau Sales Barbosa. Na foto com Ana Pinheiro.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Luís Mercês fez pronunciamento na Câmara Federal, pelo Dia da Cidade, em sessão solicitada pelo deputado federal Zé Neto, em Brasília.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Luís Mercês fez pronunciamento na Câmara Federal, pelo Dia da Cidade, em sessão solicitada pelo deputado federal Zé Neto, em Brasília.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]