CODEVASF doa terreno para implantação de campus definitivo do Centro Multidisciplinar da UFOB em Bom Jesus da Lapa

Vista aérea do terreno doado pela CODEVASF, para implantação do Centro Multidisciplinar da UFOB em Bom Jesus da Lapa.

Vista aérea do terreno doado pela CODEVASF, para implantação do Centro Multidisciplinar da UFOB em Bom Jesus da Lapa.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou a doação de uma área de aproximadamente 15 hectares para a construção do campus definitivo do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Bom Jesus da Lapa. A área é situada no Projeto Público de Irrigação Formoso, implantado pela Companhia no município.

A doação atende a uma solicitação da universidade, que atua no município desde 2014 – mas que ainda não possui sede definitiva. Bom Jesus da Lapa sedia a 2ª Superintendência Regional da Codevasf e é um dos 88 municípios do Médio São Francisco baiano que integram sua área de abrangência.

“A Codevasf entende, com essa doação, que o processo de desenvolvimento regional se dá também através da educação. Inserida no perímetro irrigado, a universidade pode auxiliar o desenvolvimento das atividades do perímetro e também de todo o processo de desenvolvimento regional das atividades produtivas em todo o Velho Chico. A Companhia já realizou outras doações com o mesmo intuito para a própria UFOB, em Barreiras, e para o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), em Guanambi e em Bom Jesus da Lapa”, afirma o superintendente regional Harley Nascimento. Hoje, o IFBaiano conta com três cursos de ensino superior e outros três de ensino técnico profissionalizante.

A área cedida para a UFOB, avaliada em maio de 2018 em R$ 211,5 mil, será desmembrada de uma unidade parcelar empresarial de propriedade da Codevasf no projeto de irrigação Formoso. A sede deverá ser construída dentro de um prazo de cinco anos, conforme acerto entre as partes. Também como parte do acerto, ficou definido que o terreno não poderá ser utilizado para outra finalidade.

“A doação do terreno para o Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa é uma grande conquista para a consolidação da Universidade no município. Também reforça a relação de parceria entre a UFOB e a Codevasf, que desde a criação da instituição tem contribuído para a realização de muitos projetos”, diz a professora Iracema Veloso, reitora Pro Tempore da UFOB.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]