Solenidade celebra o Dia do Advogado na Câmara Municipal de Feira de Santana

Plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana.

Plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana.

A Câmara Municipal de Feira de Santana comemorou em sessão solene, na noite desta segunda-feira (12/08/2019), o Dia do Advogado, data celebrada no dia 11 de agosto. A solenidade foi proposta pelo vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM), que se comprometeu em homenagear e ressaltar a importância desses profissionais para a defesa dos direitos dos cidadãos.

Na oportunidade, Lulinha discursou: “eu não poderia deixar de enfatizar o quão honrado me sinto em homenagear o profissional do Direito, o advogado, pelo seu dia. Tenho plena convicção de que todos os homenageados desta noite são dignos da honraria em evidência, uma vez que exercem e sempre exerceram suas atividades buscando o estabelecimento da justiça a toda a sociedade”.

A vereadora Cíntia Machado, formada em Direito, expressou sua opinião acerca da profissão “com certeza a advocacia é umas das funções mais importantes que um profissional pode desenvolver a serviço da sociedade. Afirmo, sem qualquer dúvida ou temor, que sem a existência do advogado, a justiça não seria possível. O advogado é defensor da democracia da sociedade, na medida em que o Estado Democrático de Direito garante a liberdade a todos”.

O vereador Roberto Tourinho, que também possui formação em Direito, ponderou sobre a atividade dos advogados e defendeu que buscam os legítimos interesses de todos por meio da justiça. “Nesta noite a Casa não presta apenas homenagem aos advogados, presta homenagem a aqueles que são perseguidores da justiça através da sua atividade profissional”, completou.

A cerimônia contou com a presença de personalidades do poder Judiciário e autoridades representativas dos advogados. O advogado e ex-vereador da Casa, Celso Pereira, realizou um histórico da criação e concretização da profissão no mundo. Ele destacou os entraves profissionais enfrentados na defesa dos direitos dos seres humanos. “Hoje que se denuncia e julga por mera convicção a advocacia está ameaçada. ”, destacou.

O superintendente Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon) e ex-procurador da Casa, Ícaro Ivvin de Almeida Costa Lima, refletiu sobre o profissional da classe, “o advogado nasce como aquele que vai buscar a implementação da justiça através da Lei e do Direito”. E acrescentou: “ele é indispensável à própria realidade do Estado Democrático de Direito e a permanência das instituições”.

Marcus Welber Carvalhau Pinheiro, presidente da OAB subseção de Feira de Santana, também refletiu sobre a importância da classe para a manutenção da ordem na sociedade. “O advogado é o representante da justiça, da liberdade, da cidadania. Seu trabalho é indispensável para o exercício de uma democracia efetiva. É o profissional que defende o Direito e que tem uma importante função, que é zelar pelo cumprimento das leis. Ser advogado é ser bom quando necessário, ser justo sempre; ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade, ser solidário com o inocente e duro com o infrator”, enfatizou.

As autoridades que discursaram na cerimônia receberam a placa de agradecimento pela palestra proferida. Também receberam honrarias os advogados Hilna Seraphin Falcão, Raphael Lima Mascarenhas, Rui Leme Padilha Júnior, Magna Rita Oliveira Araújo, Roque da Silve Mota, Verônica Moreira Miranda, Marcos Vinícios Mota Campos, Flávio Tavares Moreira Neto, Péricles Novais Filho, Romilson de Oliveira Soares, Luis Carlos Bastos Filho, Helinzbender dos Santos Nascimento, Manoel Messias Carneiro Rocha, Aline Laila Silva Santos Magalhães, Marcelo de Assis Souza, Luciano Pereira Soares, Andréa Márcia Jesus Sarmento, Polliana Moraes Almeida, Manuela Menezes Silva, Yanne Lopes Vieira, Vitalmiro de Oliveira Cunha e Thiago Araújo Santana.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, José Carneiro, compondo a mesa ao lado do procurador geral do município e representante do prefeito Colbert Martins – Cleudson Santos Almeida; o advogado Marcus Welber Carvalhau; Antonio Graça Leal – procurador Geral da Câmara Municipal de Feira de Santana –  e dos palestrantes Ícaro Ivvin de Almeida Costa Lima e Celso Pereira.

Luiz Augusto comemora sessão solene do Dia do Advogado

O vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM) agradeceu a todos que colaboraram para a realização da sessão solene com comemoração ao Dia do Advogado, realizada na noite da última segunda-feira (12), no plenário da Câmara.

“Gostaria de agradecer a todos que colaboraram para a realização da sessão solene em comemoração ao Dia do Advogado, realizada ontem aqui na Câmara. Estiveram presentes o advogado e ex-vereador Vitalmiro Cunha; o advogado e ex-vereador Celso Pereira, que foi um dos palestrantes; o presidente da OAB Subseção Feira de Santana, Marcus Carvalhau; o procurador do Município, Cleudson Almeida; o ex- procurador desta Casa e superintendente do Procon, Ícaro Ivvin e o procurador desta Casa, Guga Leal”, pontuou Lulinha.

E continuou. “Foi uma sessão muito bonita, com a presença de diversos advogados. Cada vereador indicou um profissional da classe para homenagear e portanto, foi uma das maiores sessões já realizadas nesta Casa nos últimos tempos. Fico honrado em ter sido autor do Requerimento que propôs a sessão, que foi aprovado por unanimidade dos colegas”, comemorou.

Em aparte, o vereador Isaías dos Santos (PDT) justificou sua ausência na sessão solene. “Infelizmente, não pude comparecer por conta de um compromisso inadiável, mas gostaria de parabenizar o vereador Lulinha pela sessão e ao presidente por permitir que meu assessor entregasse a homenagem ao meu indicado”, agradeceu.

De volta com a palavra, Lulinha teceu elogios a sua homenageada, advogada Andrea Sarmento. “Minha sobrinha, uma profissional guerreira, lutadora e ética. Quero agradecer ainda as presenças dos secretários municipais de Administração e Desenvolvimento Econômico”, disse.

Mutirão

Ainda no uso da tribuna, o vereador Lulinha ressaltou algumas ações de melhorias em bairros da cidade. “O prefeito está agindo em bairros da cidade, levando melhorias. Os bairros Feira X, Feira IX e Parque Ipê já foram contemplados. Em breve estas ações vão chegar ao bairro Conceição, principalmente na Rua Calamar, que necessita de asfalto ar quente; assim como nos bairros Santo Antônio dos Prazeres, Avenida Sérgio Carneiro e Mangabeira”, reivindicou.

Para finalizar, Lulinha lembrou que com a estiagem das chuvas, as máquinas estão atuando. “Pedi ao prefeito para adicionar no cronograma das máquinas o bairro Caseb. Às vezes somos criticados porque as melhorias não chegam, mas nós não fazemos obra, fazemos indicação. Prova disso é a Lagoa Grande, bonita mas com dejetos; já pedimos várias vezes seu término, mas ainda não aconteceu. Tenho sempre dito que esta Casa trabalha; levamos as reinvindicações ao prefeito, secretários, diretores, Coelba, Embasa e mais. Cada um à sua maneira de trabalhar. Esta Casa produz muito, tem vários projetos de lei importantes para a cidade”, findou.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]