Exposição reúne obras sobre a ponte Dom Pedro II em Cachoeira

Vista aérea da ponte Dom Pedro II.

Vista aérea da ponte Dom Pedro II.

Um dos principais elementos simbólicos do Recôncavo Baiano, a ponte Dom Pedro II, localizada entre as cidades de Cachoeira (BA) e São Félix (BA), é tema da exposição Ponte Dom Pedro II: Paisagem, Memórias e Histórias. A mostra, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Fundação Hansen Bahia e a Prefeitura de São Félix, acontece entre os dias 16 de agosto e 30 de setembro, na Casa do Patrimônio em Cachoeira.

 O evento reunirá obras de artistas locais, como uma maquete do monumento, do artista plástico Dimas Gonçalves Costa, e fotografias do museólogo Jomar Lima. A abertura da exposição contará ainda com apresentação do coletivo de música Novos Cachoeiranos; exibição de curtas-metragens sobre a ponte e uma roda de conversa com o professor Raimundo Cerqueira, o fotógrafo Jomar Lima e o chefe do escritório técnico do Iphan em Cachoeira, João Gustavo Andrade.

Às sextas-feiras, a Casa do Patrimônio disponibilizará visitas guiadas a estudantes de escolas da região e oficina de arte e educação com acompanhamento de monitores graduandos do curso de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). No dia 27 de setembro, última sexta do evento, haverá ainda apresentação do grupo infanto-juvenil de dança afro Raízes do Ébano.

Ponte Dom Pedro II

Referencial paisagístico das cidades de Cachoeira e São Félix, a ponte Dom Pedro II foi implantada na segunda metade do século XIX, com o objetivo de operar como sistema modal que conectaria o sertão e o agreste do Recôncavo da Bahia. As secas prolongadas e a descoberta de minerais de alto valor comercial na Chapada Diamantina contribuíram para a construção de uma alternativa às péssimas estradas de rodagem.

Inaugurada em julho de 1885, a imponente construção de ferro foi reconhecida, à época, como uma das maiores obras de engenharia da América do Sul. Originalmente construída pela Estrada de Ferro Central da Bahia (EFCBH), a estrutura fazia parte da segunda ferrovia implantada no estado e a oitava aberta no Brasil.

Agenda

O que: Exposição Ponte Dom Pedro II: Paisagem, Memórias e Histórias

Quando: 16 de agosto a 30 de setembro

Onde: Casa do Patrimônio

Endereço: Praça da Aclamação, 04, Cachoeira

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]