Estudantes da rede estadual da Bahia são selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro     

Estudantes do Parlamento Jovem 2019.

Estudantes do Parlamento Jovem 2019.

Os estudantes Adriele Barbosa (Colégio Estadual Senhor do Bonfim – Salvador), Adriele Lisboa (Colégio Estadual Mario Teixeira de Freitas – Salvador), Igor dos Santos (Colégio Estadual Ouro Negro – Candeias) e Maria Antonia Dezidério (Colégio Militar de Salvador) foram selecionados para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2019, desenvolvido pela Câmara de Deputados Federais. No total, foram anunciados, nesta sexta-feira (02/08/2019), 78 alunos das redes pública e privada de todo o Brasil, que terão a oportunidade de vivenciar, na prática, de 23 a 27 de setembro, o trabalho dos deputados federais. No decorrer da experiência, os alunos participantes vão elaborar projetos de leis e debater na Câmara dos Deputados, em Brasília, temas de grande importância para o país.

A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Adriele Silva, 18, apresentou ao PJB o projeto que institui o Programa Nacional de Proteção à Saúde Mental dos Estudantes das Escolas Públicas Brasileiras (PROTESAUM). Ela fala sobre a sua expectativa de representar a Bahia no Parlamento Jovem. “É muito importante que participemos dessas iniciativas, porque os jovens precisam ser atuantes na política. Como presidente do grêmio estudantil do meu colégio, acho que o trabalho coletivo e a construção de ideias são fundamentais para o processo democrático. Com meu projeto voltado para o tema psicossocial, que busca intensificar o atendimento ao aluno de forma mais humana, espero poder fazer um bom papel na minha passagem pela Câmara”.

A sua xará Adriele Lisboa, do 2º ano do Ensino Médio, 17, submeteu ao PJM o projeto que altera dispositivo da Constituição Federal pertinente às condições de elegibilidade para os cargos concernentes as eleições proporcionais nos três âmbitos da Federação. A estudante conta que ficou muito emocionada com a chance de participar do parlamento. “Por mais que acreditemos no trabalho, a gente acha que é difícil de acontecer. Agora quero poder fazer o melhor na Câmara e conhecer de perto como é o dia a dia dos parlamentares”.

Igor dos Santos, por sua vez, foi selecionado pelo projeto que determina a necessidade de implantar equipes multidisciplinares nas escolas públicas para dar suporte aos estudantes e suas respectivas famílias. Já a estudante Maria Antônia Dezidério ficou entre os finalistas pelo projeto que dispõe da criação do programa “Casa Primeiro” que visa garantir à reinserção e integração social das pessoas em situação de rua através da disponibilização de moradias fixas, e fornecer, em conjunto, serviços de apoio e conexões baseados na comunidade”.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]