Com recorde de inscritos, Regata Aratu-Maragogipe completa 50 anos e será realizada neste sábado na Bahia

Evento tem a maior e mais tradicional Regata de Percurso do Brasil e contará com 177 barcos de 9 estados do Brasil e presença de fortes nomes como o medalhista olímpico Lars Grael entre outros pela Baía de Todos os Santos e Rio Paraguaçu.

Evento tem a maior e mais tradicional Regata de Percurso do Brasil e contará com 177 barcos de 9 estados do Brasil e presença de fortes nomes como o medalhista olímpico Lars Grael entre outros pela Baía de Todos os Santos e Rio Paraguaçu.

Será disputada neste sábado (24/08/2019), com largada às 10 horas, a Regata Aratu-Maragogipe que comemora seu jubileu de Ouro, 50 anos.  A regata é a mais tradicional e maior Regata de Percurso da Vela de Oceano do Brasil e irá receber 177 barcos de sete estados brasileiros (Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná).

A realização é do Aratu Iate Clube, clube náutico sediado na Baía de Aratu, em Simões Filho (BA), em parceria com a Via Náutica Consultoria & Eventos. O evento tem a chancela da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, contando pontos na Copa Brasil de 2019 que define os melhores barcos das classes ORC, IRC, BRA-RGS e MOCRA além do barco do ano, da CBVela além da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia e Federação de Esportes Naúticos do Estado da Bahia.

O percurso tem um trecho de mar com 16 milhas náuticas passando por locais como a Ilha da Maré, Ilha dos Frades, Itaparica e Reserva Ambiental da Ilha do Medo e mais 30km pelo Rio Paraguaçu. O ponto final será em Maragojipe que hoje no Brasil é canhecida pelo Carnaval de Máscaras”, evento rombado pelo Patrimônia Imaterial do Estado da Bahia.

A 50ª Regata Aratu-Maragojipe que começou em 1969 com apenas 20 barcos teve um crescimento acima dos 70% em relação ao ano anterior passando de 100 para 177 barcos e terá o retorno do medalhista olímpico Lars Grael, bronze nos Jogos de Atlanta em 1996 e Seul em 1988. Ele correrá pela quinta vez no evento.

“É um ano especial para o evento e a vela baiana. É uma regata única pois poucas regatas no mundo você começa navegando no mar e entra navegando no rio, ela larga na base naval de Aratu no fundo da Baía de Todos os Santos e entra no Rio Paraguaçu,um cenário lindo onde os barcos de balão vão serpenteando. Tem um número grandes de participantes além de outros escoltando, é um evento grandioso”, afirmou Lars Grael que competirá no barco baiano Sagma, um Jeaunneau 64 do comandante Luis Moriel.

Marcelo Fróes, velejador e um dos organizadores, destacou: “É importante salientar que a Regata Aratu-Maragojipe é muito mais que um evento desportivo. Além de ser uma competição náutica, tem forte sintonia e foco no Turismo Náutico, na Gastronomia, cultura baiana através de seu artesanato e música e também realizará importantes ações ambientais.

As comemorações já começam nesta sexta-feira com um show de abertura e homenagens às 18h no Aratu Iate Clube com a presença de autoridades da Marinha do Brasil, do Governo da Bahia, das cidades de Simões Filho, Salvador e Maragojipe, comodoros e presidentes de clubes náuticos e marinas e comunidade náutica.

O evento já teve presenças do medalhista de Ouro Olímpico Torben Grael além de nomes como Izabel Pimentel, primeira brasileira a dar a volta ao mundo em solitário, Aleixo Belov, Júlio Estevez, velejador baiano que fez a travessia África-Brasil sozinho em um pequeno veleiro catamarã. Estevez marcará presença nesta edição.

23/08/19 – Sexta feira

18:00 horas Show de abertura

20:00 horas Término da entrega dos kits 20:00 horas Abertura oficial – Aratu Iate Clube (Homenagens)

24/08/19 – Sábado

10:00 horas Primeira Largada (horários serão detalhados nas instruções de Regata)

19:00 horas Cerimonia de premiação   (realizada no antigo mercado na praça)

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]