Coluna de Antônio José Larangeira de 13 de agosto de 2019

Livro de Paim

Envolvida com os movimentos da gastronomia e também com o universo dos livros, a chef Tereza Paim, nascida em Tanquinho, Região Metropolitana de Feira de Santana e que capitaneia o Restaurante Casa de Tereza é uma das atrações da programação da 3ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô. Na pauta o livro Na mesa da baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito tipicamente baianos, lançado em 2018 pela Editora Senac, ganha novo lançamento no Bahia Bar do Senac Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. O evento é realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado com correalização do Sesc e, na sua 3ª edição, presta uma homenagem ao poeta Castro Alves.

Movimento

O Movimento Água é Vida, também conhecido como MAV, é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que foi fundada no dia 21 de maio de 1997 e atua no Brasil. O MAV nasce a partir da indignação popular com os problemas da saúde que assolavam a época; onde um grupo de pessoas se reuniu a partir da morte de uma jovem que tentou vaga no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), e por não ter conseguido veio a óbito. O grupo veio realizando mobilizações de lá até os tempos atuais; sendo que em 2001, com a ameaça da privatização da EMBASA, o MAV mobilizou a cidade de Feira de Santana captando assinaturas para impedir que a privatização chegasse na cidade e conseguiu.

Gastronomia

Todos os restaurantes do McDonald’s no Brasil passam a oferecer novas combinações de cardápio do McLanche Feliz. As mudanças, adotadas pela Arcos Dorados, master franqueada que opera a marca em 20 países da América Latina e Caribe, fazem parte do compromisso da empresa em evoluir de acordo com os hábitos alimentares de seus consumidores, desenvolvendo produtos que atendam a essas novas demandas. Com as novas opções no cardápio infantil, a rede oferecerá mais frutas e vegetais e terá ingredientes com menos gordura, sódio e açúcares. As combinações sugeridas do McLanche Feliz integrarão ingredientes de grupos alimentares variados e somarão até 600 calorias, o que equivale a cerca de um terço da recomendação de ingestão diária proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para crianças de 6 a 10 anos. Até aí tudo bem, porem a falha das lojas em Feira de Santana, estão nos serviços de atendimento ao público.

Comerciante

Há 40 anos, a empresária natural de Vitória da Conquista (BA), Dalci Maria Meira de Andrade, sonhava em ter apenas uma lojinha. Hoje, ela lidera mais de 3 mil pessoas, entre funcionários e revendedores de O Boticário, em 19 municípios do sudoeste baiano. A trajetória de sucesso de uma das primeiras franqueadas da perfumaria no Norte-Nordeste conquistou a comissão julgadora do Comerciante do Ano 2019, da FecomércioBA. Dalci será a primeira mulher a receber o título de Comerciante do Ano e a Medalha Visconde de Cairu, em solenidade marcada para o dia 28 de agosto, às 20h, na Casa do Comércio, em Salvador. A comerciante homenageada, indicada pelo Sincomércio VC – Sindicato do Comércio Varejista de Vitória da Conquista, nasceu em Ituaçu (BA), filha de uma dona de casa e um dono de hospedaria.

Dia dos pais

O clã da família Mascarenhas de Oliveira, reuniu domingo, durante um almoço no restaurante Manjericão, para festejar o “Dia dos Pais”, oportunidade em que o festejado foi o patriarca da segunda geração Dario Mascarenhas de Oliveira Filho. Numa vasta mesa, foi servido o melhor vinho da uva Chardonay que regou um cardápio farto e variado. Foi uma tarde, ultra e “comme il faut”.

Os movimentos da gastronomia e também com o universo dos livros, a chef Tereza Paim, o Restaurante Casa de Tereza é uma das atrações da programação da 3ª Flipelô, com o livro Na mesa da baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito tipicamente baianos, na pauta.

Os movimentos da gastronomia e também com o universo dos livros, a chef Tereza Paim, o Restaurante Casa de Tereza é uma das atrações da programação da 3ª Flipelô, com o livro Na mesa da baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito tipicamente baianos, na pauta.

Há 40 anos, a empresária natural de Vitória da Conquista (BA), Dalci Maria Meira de Andrade, sonhava em ter apenas uma lojinha e hoje conquistou ao título de Comerciante do Ano 2019, da Fecomércio.

Há 40 anos, a empresária natural de Vitória da Conquista (BA), Dalci Maria Meira de Andrade, sonhava em ter apenas uma lojinha e hoje conquistou ao título de Comerciante do Ano 2019, da Fecomércio.

O clã da família Mascarenhas de Oliveira, reuniu domingo, durante um almoço para festejar o ‘Dia dos Pais’, o patriarca da segunda geração Dario Mascarenhas de Oliveira Filho. Três gerações de Dario:  pai, filho e neto.

O clã da família Mascarenhas de Oliveira, reuniu domingo, durante um almoço para festejar o ‘Dia dos Pais’, o patriarca da segunda geração Dario Mascarenhas de Oliveira Filho. Três gerações de Dario: pai, filho e neto.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]