Secretária da Educação e secretário do Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana serão substituídos pelo prefeito Colbert Martins Filho

Advogado Moura Pinho deve assumir Secretaria Municipal da Educação de Feira de Santana. Em 2010, político disputou, com apoio de Colbert Martins Filho, cargo de deputado estadual, não sendo eleito.

Advogado Moura Pinho deve assumir Secretaria Municipal da Educação de Feira de Santana. Em 2010, político disputou, com apoio de Colbert Martins Filho, cargo de deputado estadual, não sendo eleito.

Fontes confirmaram, neste domingo (28/07/2019) ao Jornal Grande Bahia (JGB), que dois secretários municipais de Feira de Santana nomeados pelo, à época, prefeito José Ronaldo (DEM), serão substituídos por Colbert Martins Filho (MDB).

Segundo a fonte, o pedido de exoneração da secretária da Educação Jayana Ribeiro foi assinado e está no gabinete do prefeito. Ela deverá ser substituída pelo advogado Carlos Alberto Moura Pinho.

Com relação ao substituto de José Pinheiro, secretário de Desenvolvimento Urbano, até o momento o nome não foi definido.

Jayana Ribeiro é servidora do Município de Feira de Santana, na função de professora.

José Pinheiro é servidor do Estado da Bahia, com tempo para aposentadoria.

Mudança na gestão municipal

No contexto, observa-se que Colbert Filho está confirmando o que havia declarado durante entrevista coletiva, ou seja, de que mudanças iriam ocorrer na administração. Neste sentido, na segunda-feira (23), João Marinho Gomes Júnior deixou a Secretaria Municipal da Administração e foi substituído por Sebastião Cunha, ex-superintendente do Banco do Brasil e amigo pessoal de José Ronaldo.

Desde a primeira gestão de José Ronaldo, em 2001, João Marinho ocupava a função de secretário da Administração. Ele fez parte de todos os governos municipais de Feira de Santana, exceto no ano de 2012, quando foi substituído por um ano por Jairo Alfredo Carneiro F. (Jairinho Carneiro), filho do ex-deputado Jairo Carneiro (PP).

João Marinho retornou ao cargo em 2013, durante o terceiro Governo Ronaldo, foi reconduzido a função durante o quarto governo de Ronaldo e mantido por Colbert Filho até a data da exoneração.

Rumores indicam que a mudança de comando da Secretaria da Administração não ocorreu de forma amena e que um desentendimento administrativo-processual está no epicentro da demissão. Colabora o fato de não ter ocorrido uma cerimônia de transição de cargo, apesar do duradouro período em que João Marinho ocupou a função.

Trajetória de Moura Pinho

O advogado Moura Pinho, possível futuro secretário municipal da Educação de Feira de Santana, é professor da Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana. Ele possui militância no MDB e em 2010 disputou cargo de deputado estadual, ficando na suplência, ao obter 5.692 votos. No período da campanha realizou parceira eleitoral com o candidato à deputado federal Colbert Filho.

Durante parte do primeiro Governo Wagner, por indicação do MDB, Moura Pinho assumiu o comando da Diretoria Regional da Educação 2 (DIREC2, atual Núcleo Regional de Educação – NRE 19, órgão do Estado da Bahia, com sede em Feira de Santana). Na época, estabeleceu uma relação tumultuada e deixou a direção do órgão fazendo acusações contra a ex-deputada Eliana Boaventura (PP).

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]