Salvador: Fundação Gregório de Mattos realiza ação de valorização do livro e da leitura com distribuição de volumes pela cidade

Projeto 'Esqueça um livro, espalhe conhecimento' ocorre em comemoração ao Dia do Escritor.

Projeto ‘Esqueça um livro, espalhe conhecimento’ ocorre em comemoração ao Dia do Escritor.

O projeto ‘Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento’ acontece todo ano no dia 25 de julho de 2019, em comemoração ao Dia do Escritor e é nessa data também que acontece a mobilização nacional da campanha. A Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Gerência de Bibliotecas, Livro e Leitura, participa mais uma vez desse projeto, com ações de distribuição de volumes por Salvador.

Até o dia 23, é possível “esquecer” livros de literatura na sede da Fundação, situada na Rua Chile, 31 – Centro – Salvador. Basta chegar e procurar a Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas para fazer a doação.

Já no dia 25, cerca de 30 agentes, entre servidores da FGM e parceiros, participam da mobilização e vão “esquecer” livros nos pontos da NOVA LAPA. Das 09h às17h, acontecem performances do Grupo Musicado História de Raiz, Grupo de dança da Fundação Cidade Mãe, Associação dos Poetas Baianos e Grupo Dom Quixote da UFBA, todos abordando sobre a importância dos livros e da leitura.

Dentre os volumes “esquecidos”, estarão os livros do Selo João Ubaldo Ribeiro, publicado pela própria Fundação, livros de Jorge Amado, Mia Couto, além dos que estão sendo doados pela comunidade e parceiros.

A proposta é deixar um livro em qualquer lugar da cidade (ônibus, metrô, elevador, banco de praça) com um bilhete para o futuro dono ter a certeza de que pode ficar com o objeto encontrado e a sugestão de que ele também participe do movimento.

Para fortalecer a campanha, a FGM sugere que tanto quem “esqueça”, quanto quem encontre os livros publique fotos e relatos em suas redes sociais com as hashtags #fizmaisumamigo e #esqueçaumlivro.

Esqueça um Livro

A campanha começou em abril de 2013, em São Paulo, pela iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000 e combina leitura e urbanidade, com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura. Simples na teoria e na prática, o projeto não tem maiores intenções do que espalhar livros e difundir a leitura pela cidade.

Caminhos da Leitura

Programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, saraus e encontros literários em escolas, bibliotecas e Praças nos bairros de Salvador.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]