Salvador: Espetáculo ‘Dois Cafés’ traz os dramas de jovens adultas ao MAB

Cena do Espetáculo ‘Dois Cafés’.

Cena do Espetáculo ‘Dois Cafés’.

Dizem que a vida adulta começa quando o primeiro boleto chega, mas ela pode ser muito mais que um ciclo de contas a pagar. No espetáculo teatral “Dois Cafés – Uma tragicomédia sobre mudanças”, quatro amigas universitárias vão descobrir todas as angústias, dilemas e belezas de assumir a fase adulta de suas vidas. Sua estreia acontece no próximo sábado (13/07/2019), às 19 horas, no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador e permanece em cartaz até o dia 04 de agosto, sempre aos sábados e domingos.

Ao receberem a notícia que o aluguel do apartamento em que moram iria aumentar, as jovens amigas Catarina, Jasmim, Isabela e Camila percebem que a pacata vida de universitárias havia acabado. Sem dinheiro para pagar o aumento, as quatros têm um prazo de apenas 30 dias para encontrar outro local para viver. As mudanças irão além da moradia, elas irão questionar suas escolhas, o futuro e as pressões do dia-a-dia.

A atriz Bárbara Laís Machado, atual vencedora na categoria revelação do 26º Prêmio Braskem de Teatro, afirma que há uma forte conexão entre ela e sua personagem, Catarina. Natural do município de Muniz Ferreira, Bárbara lembra que a peça retrata muitas situações que ela passou quando decidiu estudar teatro em Salvador. “O impacto de encarar a vida adulta é muito amedrontador, principalmente quando saímos de nossa zona de conforto. Por isso, é sempre importante ter a família e os amigos para contar. É um processo de amadurecimento em que toda ajuda é bem-vinda”.

Inspirada nas sitcoms – popular gênero cômico da TV estadunidense – com um toque de dramaticidade, “Dois Cafés” é dividido em seis episódios através de uma estrutura épica/dramática. Para o diretor Otávio Correia, o espetáculo propõe uma viagem nas dores e excentricidades dessas quatro amigas: “a mudança da juventude para a fase adulta é um ‘despejo’ obrigatório pelo qual todos passarão, e ele acontece sem aviso prévio”. Ele ainda acredita que o público mais jovem deva se identificar com a história: “nesta modernidade marcada por excessos de informações e demandas, acreditamos ser importante que o público mais jovem sinta que não está só e que esta é uma fase da vida pela qual todos iremos passar”, enfatiza.

O espetáculo é realizado com o apoio do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e o MAB.

Os Disponíveis de Teatro – Grupo formado por artistas e produtores da Faculdade de Teatro da UFBA, responsáveis pela montagem dos espetáculos “O Santo Inquérito”, “Pinno, ou Fannie” e “Jack, a do mal. Ou não”, esse último rendeu a atriz Bárbara Laís o Prêmio Braskem de Teatro 2019 na categoria Revelação. Em sua trajetória, “Os Disponíveis” buscam trabalhar com textos que provoquem a investigação e descoberta do eu, enquanto força transformadora do mundo.

Elenco

Alice Gramacho – Camila, a estudante de Dança

Bárbaro Laís Machado – Catarina, a estudante de Letras

Carla Lucena – Jasmim, a estudante de Física

Fabiane Leal – Isabela, a estudante de Administração

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]