Salvador: Audelina Macieira lança no MAB livro ‘Pobre Mulher Feminina Nordestina’

Cartaz anuncia lançamento do livro 'Pobre mulher feminina Nordestina'.

Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Pobre mulher feminina Nordestina’.

A escritora, professora e poeta Audelina Macieira lançará no dia 19 de julho de 2019, às 19 horas, no Museu de Arte da Bahia (MAB), o livro “Pobre mulher feminina nordestina” (Editora Penalux). A obra conta com xilogravuras de Pita Paiva, apresentação do jornalista Clodoaldo Turcato e prefácio da professora e poeta Vera Passos. Além da sessão de autógrafos, a programação cultural contará com apresentação musical e declamação e leitura de poesia.
No prefácio, a escritora Vera Passos pontua que a autora nos conduz a uma viagem semirrealista em um livro poético de letras firmes e palavras suaves que pretende desvelar a vida da mulher sertanista ressaltando seus valores, sua beleza e suas angústias. Seguiremos em textos com lamento I e II, as ladainhas, o lamento ente poemas como Casamento e Favela, que se destacam no livro por sua beleza poética. As Marias que não conhecemos e que vivem naturalmente num ambiente bucólico e também no meio de nós; Marias nascidas na Caatinga, do Sertão semiárido cantado, vivido e sofrido, enfrentado todos os dias pelas Marias parteiras, rezadeiras, parideiras, as Marias bonitas meninas graciosas.
Audelina apresenta uma leitura simples e fiel de um universo bastante rico relativo à regionalidade. Sua personagem intrépida vive em meio ao caos, mas, sonha, luta e se apaixona devota de uma fé encontra resignação e superação. “Este é um livro poético marcante onde o leitor vai acordar para nossa epistemologia regional, porém também abre o debate sobre a vida das filhas do nordeste”, escreve o jornalista Clodoaldo Turcato, na apresentação.
Turcato ainda reforça que a ideia é conhecer as terras secas e entender a alma feminina nordestina sem sair do lugar. “Essa viagem é única para o leitor que vai descobrir em Audelina Macieira, uma autora que inova na maneira da escrita sem apelos e severamente entregue a sua pesquisa”.

A autora

Audelina Macieira nasceu em Cachoeira/BA. É formada em Pedagogia e Especialista em Neuropedagogia com Psicanálise. Autora dos livros Coração Amargo em Flor (Ed. Òmnira, 2016) e O Abraço da Esperança (Ed. Scortecci, 2017), seus textos constam em dezenas de revistas e antologias. Pobre Mulher feminina Nordestina é seu terceiro livro. É membro da União Baiana de Escritores (UBESC), da Confraria de Poetas Pela Paz no Mundo (CAPPAZ) e Vice-Presidente da Academia de Música Letras e Artes de Salvador (ALMAS).

Agenda

O quê: Lançamento do livro Pobre Mulher Feminina Nordestina

Quando: 19 de julho, às 19 horas

Onde: Museu de Arte da Bahia

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória, Salvador

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]