Salvador: Abertas inscrições para Escola Baiana de Canto Popular

Escola Baiana de Canto Popular abre inscrições para segundo semestre de 2019.

Escola Baiana de Canto Popular abre inscrições para segundo semestre de 2019.

Nos últimos 11 anos, a Escola Baiana de Canto Popular, fundada pela cantora e professora Ana Paula Albuquerque, em Salvador, vem se estabelecendo como um dos centros de referência na formação de cantores, que já revelou nomes com Luedji Luna, Illy, Filipe Lorenzo e Gab Ferreira.

Cantores amadores, profissionais e mesmo os que ainda não se identificam como cantores e somente querem desenvolver ou aperfeiçoar a voz, são imersos em um trabalho de autoconhecimento através da voz-corpo-música. No campo da estética musical, a ênfase é no canto popular brasileiro com prática de performance no palco. Semestralmente os alunos se apresentam, publicamente, em teatros e espaços culturais de Salvador, sendo acompanhados por músicos profissionais. Para receber mais informações e detalhes sobre os cursos, os interessados devem inserir seu e-mail no site http://www.escolabaianadecantopopular.com.br. As aulas começam no dia 5 de agosto.

Na escola já foram montados diversos shows temáticos através de pesquisas realizadas pela professora e por seus alunos. Desde a sua fundação, vem prestando homenagens a importantes nomes da música baiana, dentre eles, Roberto Mendes, grupo Os Tincoãs, ao trio Batatinha, Ederaldo Gentil, Riachão, à dupla Antônio Carlos e Jocafi, Rosa Passos, além do show especial “Yabás: louvação à Yemanjá”, montado por alunas compositoras.

Sobre Ana Paula Albuquerque

Ana Paula Albuquerque, cantora, compositora, arranjadora e professora de canto popular da Escola de Música da UFBA e da Escola Baiana de Canto Popular. Maranhense, criada no Pará, Ana Paula elegeu a Bahia como seu estado. Apaixonando-se pela musicalidade local quando ainda aos 16 anos, veio estudar música na UFBA. Intérprete reconhecida no cenário baiano, com grandes influências jazzísticas, dá espaço para a improvisação e para a inventividade, referência vocal em Salvador como intérprete e educadora. Em sua trajetória musical conquistou vários prêmios nos principais festivais de música da Bahia e dividiu palco com renomados da MPB como Vanessa da Mata, Zé Manoel, Filó Machado, Roberto Mendes, Riachão, Mateus Aleluia, Antônio Carlos e Jocafi dentre outros. Lançou seu primeiro álbum em 2013. Como educadora é mestra pela UNICAMP e desenvolve pesquisa sobre o ensino do Canto Popular nas universidades públicas brasileiras, atuando como docente na Universidade Federal da Bahia. Ana mantém há dez anos a Escola Baiana de Canto Popular, fundada por ela, onde desenvolve com seus alunos trabalho de pesquisa musical e desenvolvimento vocal, tem sido referência na formação de vários artistas baianos da nova geração como Luedji Luna, Illy, Filipe Lorenzo, e Gab Ferreira (citando apenas alguns).

Agenda

O que: Inscrições para a Escola Baiana de Canto Popular

Onde: Escola Baiana de Canto Popular

Endereço: Espaço Sharanam – R. Politeama de Baixo, 34 – Politeama, Salvador – BA

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]